Sistema de ensino presencial conectado pedagogia gisleide de jesus santos iana queiroz silva marinalva silva nascimento rocha modalidades básicas e suas técnicas itaberaba 2011 gisleide de jesus santos iana queiroz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

GISLEIDE DE JESUS SANTOS
IANA QUEIROZ SILVA
MARINALVA SILVA NASCIMENTO ROCHA











MODALIDADES BÁSICAS E SUAS TÉCNICAS

















Itaberaba
2011


GISLEIDE DE JESUS SANTOS
IANA QUEIROZ SILVA
MARINALVA SILVA NASCIMENTO ROCHA











MODALIDADES BÁSICAS E SUAS TÉCNICASTrabalho apresentado ao Curso pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Organização do trabalho padagógico nos anos iniciais do ensino fundamental; As diretrizes Curriculares para o Ensino fundamental;fundamentos e Metodologias do Ensino de História, Fundamentos e Metodologias do Ensino de Geografia, Fundamentos e Metodologias do ensino de Linguaportuguesa.

Prof. Edilaine Vagula,Josilaine B. R. Nascimento, Cyntia Simione França, Eliane França, Juliana Fogaça.








Itaberaba
2011


INTRODUÇÃO

Vale resaltar que, o professor deve refletir sobre as diferentes metodologias de ensino verificando aspecto positivos e negativos da protica pedagogica, escolhendo diferentes técnicas de ensino visando diversificar suametogologias de ensino no dia- a dia com seus alunos.

























DESENVOLVIMENTO


Para o desenvolvimento deste trabalho de pesquisa foi estudadoi os diferentes metodos de ensino, individualizado, socializado e sócio-individualizado e dentro dessas modalidades, foram escolhidas três técnicas:introdução programada, grupo de cochicho e unidades de expêriencia,Métodos individualizados de ensino – são aqueles que valorizam o atendimento às diferenças individuais e fazem adequação do conteúdo ao nível de maturidade, à capacidade intelectual e ao ritmo de aprendizagem de cada aluno, considerando individualmente. Entre estes são os trabalho com apresentação de informação em pequenas etapas e sequência lógica. Método socializados de ensino – são os métodosque valorizam a interação social, fazendo com que a aprendizagem aconteça através de reflexão e troca de informação , a dramatização e os estudos de casos.Métodos sócio-individualizados – são os que combinam as duas atividades, a individualizada e a socializada, permite ao aluno uma análise critica e a recontrução de expêriencia social. Abrangem, entre outros, o método de problemas, asunidades de trabalho, as unidades didáticas e unidades de expêriencia.
Vale lembra que a instrução programada leva o aluno a estudar sem a intervenção direta do professor, as caracteristicas desse método são seguidas de uma atividade cujo acerto ou erro é imediatamente verificado. O estudo é individual,” mas auxiliado pelo professor”, sendo assim o aluno progride em sua própria velocidade,ela leva o aluno ao conhecimento e ao aprendizado. Essa técnica apresenta aspectos positivos pois permite que o aluno caminhe no seu ritmo próprio.O grupo de cochicho , que tem como caracteristicas , a divisão do grupo em subgrupos de dois membros que dialogam,em voz baixa, para discutir um tema ou responder uma pergunta, sem requerer movimento de pessoas. Após, é feita aapresentação dosresultados do grande grupo.É um método extremamente informal que garante a participação quase tatal, sendo de facil organização, essa técnica é útil para:Comentar apreciar, e avaliar, rapidamente, um tema exposto, sondar a reação do grupo,saber o que ele quer, a consideração de muitos aspectos destin to do assunto, a técnica pode ser usada quando desejar obter maior integração do grupo,quiser criar omaximo de oportunidades para a participação individual, quando for necessário “quebrar o gelo dos participantes.Como usar a técnica,dividir o grande grupo em subgrupos de dois membros, dispostos um junto ao outro, lado- a lado ou face a face,explicar que os grupos de cochichos pispõem a tantos minuos para discutir o assunto, após o que um dos membro expora o resultado ao grande grupo, na ordem...
tracking img