O mundo tem dez anos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto I - O Mundo Tem Dez Anos
Ele nasceu quando o Muro caiu, em 1989. Não admira que a economia mais jovem do mundo – a economia global – ainda esteja em busca de si mesma. Os complexos pesos econtrapesos que estabilizam as economias se desenvolvem com o tempo. Apenas recentemente ocorreu a liberalização de muitos mercados mundiais, governados pela primeira vez pelas emoções das pessoas e nãopelo pulso do Estado. Do nosso ponto de observação, nenhum desses eventos compromete as expectativas de uma década atrás, resultantes da derrocada do mundo emparedado...
A disseminação do livremercado e da democracia em todo o mundo está permitindo que cada vez mais pessoas, em todos os lugares, convertam as suas aspirações em realizações. E a tecnologia, explorada de forma adequada edistribuída com liberalidade, tem o poder de eliminar não apenas as fronteiras geográficas, mas também as humanas.
Parece-nos que, com apenas dez anos, o mundo continua a acenar com grandes promessas. Atéentão, nunca ninguém afirmou que o crescimento era fácil. (Friedman, T. O lexus e a oliveira, 1999).
Texto II
“Este mundo globalizado, visto como fábula erige como verdade certo número de fantasias,cuja repetição, entretanto, acaba por se tornar uma base aparentemente sólida de sua interpretação”.
(Tavares, Maria da Conceição. Destruição não criadora, 1999).
- A partir da leitura dos textosresponda:

A) As ideias apresentadas no texto I referem-se a qual continente? Justifique sua resposta.

A primeira reflete sobre o continente europeu, com a integração do seu bloco econômico devários países que anteriormente faziam parte da antiga União soviética e pertenciam a cortina de aço ocidental, faz com que reflexos dessas economias acarretem em atrasos para o conjunto como um todo, ecausando efeitos em toda economia global.
Essa concentração da economia tem destaques pelo seguinte motivo, o fortalecimento de uma moeda única, que daria em tese uma estabilidade, mas na...
tracking img