Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8941 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Controle de Ação Empresarial

A função de controle está relacionada com as outras funções do processo administrativo: planejamento, organização e direção repercutem nas atividades de controle da ação empresarial. Muitas vezes torna-se necessário modificar o planejamento, a organização ou a direção para que os sistemas de controle possam ser mais eficientes e eficazes. O segredo está noconjunto, ou seja, no processo administrativo como uma totalidade.
O administrativo eficaz precisa juntar o controle ao planejamento, organização e direção empresarial para adequar a totalidade do processo administrativo aos resultados que se pretende alcançar.
A palavra controle pode ser entendida como:
1. Função Administrativa
2. Um sistema automático de regulação
3. Função Restritiva ecoercitiva

Conceito de Controle

O controle verifica se a execução está de acordo com o que foi planejado. Quanto mais complexos, definidos e coordenados forem os planos e quanto maior for o período de tempo envolvido, tanto mais complexo será o controle.
O sistema de controle deve incluir os seguintes aspectos essenciais:
1. Objetivo: o controle requer um objetivo, um fim predeterminado, umplano, uma linha de atuação, um padrão, uma norma, uma regra decisória, um critério ou uma unidade de medida.
2. Medição: o controle requer um meio de medir a atividade desenvolvida. O que não se pode medir não se pode administrar.
3.Comparação: um procedimento ara comparar tal atividade com o critério definido.
4.Correção: algum mecanismo que corrija a atividade em curso para permitir-lhealcançar os resultados desejados.
A finalidade do controle é assegurar o maior controle possível dos resultados daquilo que foi planejado, organizado e dirigido aos objetivos previamente estabelecidos.
Na maioria dos casos, os controles são dependentes de pessoas e não de sistemas integrados e nem sempre são estandardizados dentro da organização. Isso provoca problemas quando as pessoas sãopromovidas ou transferidas ou quando saem da organização e deus sucessores não assumem responsabilidades por procedimentos de controle. O treinamento formal e os programas de comunicação, bem como procedimentos de monitoração podem resolver parcialmente o problema.
Mas quase sempre o gerenciamento de riscos fica ao sabor do acaso.



Abrangência de Controle
O controle está presente em maior ou menorgrau em quase todas as formas de ação empresarial. Portanto,os controles podem ser classificados de acordo com sua atuação nesses três níveis organizacionais- isto é,de acordo com sua esfera de aplicação- em três amplas categorias:controles no nível institucional,controles no nível intermediário e controles no nível operacional.
A finalidade do controle é garantir que os resultados dasestratégias,políticas e diretrizes (elaboradas no nível institucional),dos planos táticos(elaborados no nível intermediário) e dos planos operacionais(elaborados no nível operacional) se ajustem tanto quanto possível ao objetivos previamente estabelecidos. Os três níveis de controle se interligam e se entrelaçam intimamente. Na pratica,não existe uma separação nítida entre eles.

ReferenciasBibliográficas
1. Don Helleriegel & John W.Slocum Jr. Management: A Contingency Approach. Reading, Mass: Addison Wesley Publ.,1974,p.211.
2. Extraido de : Idalberto Chiavenato. Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro : Campus\Elsevier,2001,v.1,p.283.

Controle Estratégico


Controle é a função administrativa que faz parte do processo administrativo,mede e avalia o desempenho em função dospadrões e critérios esperados e toma a ação corretiva quando necessária. Assim, o controle é um processo essencialmente regulador que serve para manter as coisas nos devidos lugares.
O controle estratégico – também denominado controle organizacional – é tratado no nível institucional da empresa e se refere aos aspectos globais que envolvem a empresa como uma totalidade. Sua dimensão de...
tracking img