O mundo de sofia - resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Platão (427-347 a. C.) – tinha 29 anos quando Sócrates teve de beber o cálice de cicuta. Por muito tempo ele havia sido discípulo de Sócrates e acompanhou de perto o processo movido contra seu mestre.
Sócrates foi condenado a morte por Atenas.
A primeira ação de Platão depois da morte se Sócrates foi publicar o que Sócrates havia dito ao grande júri em sua defesa.
Muitos filósofospré-socráticos escreveram grandes obras de sócrates, mas esse material não foi conservado para posterioridade. Já Platão teve suas obras, entre elas uma coletânea de cartas de trinta diálogos filosóficos.
O motivo desses escritos terem sido conservados deve-se pelo fato de Platão ter criado sua própria escola de filosofia, e a esta deu o nome de Academos (legendário herói Grego) portanto o nome academia. Esteacontecimento, foi o pontapé inicial para que centenas de milhares de academias fossem fundadas no mundo inteiro.
Na academia de Platão ensinavam-se filosofia, matemática e ginástica. Na academia o diálogo era o mais importante.
Sócrates não escreveu uma linha sequer.
Platão interessava-se pela relação entre aquilo que, de uma lado, é eterno e imutável, e aquilo que, de outro lado, “flui”.(exatamente como os pré-socráticos).
Os sofistas e o próprio Sócrates haviam se afastado das questões da filosofia natural e se interessado pelo Homem e pela sociedade, também ocupavam-se com a relação entre aquilo que de um lado é eterno e imutável e de outro “flui”, tocavam nesse ponto quando se tratava da moral do homem e dos ideais ou virtudes da sociedade.
Os sofistas acreditavam que o certoou errado fluía, já Sócrates não, ele acreditava em regras ou normas eternas que governavam o agir dos homens. “A razão humana é precisamente algo eterno e imutável”, dizia ele.
Para Platão tratava-se em ambos os casos da mesma coisa. Ele se interessava pelo que é eterno e imutável na natureza quanto na moral e na sociedade.

O mundo das ideias – Platão achava que tudo que podemos tocar nanatureza “flui”. Não existe elemento básico que não se desintegre.
Os pré-socráticos achavam que no ciclo de transformação da natureza havia partículas mínimas, eternas e constantes, que se juntavam para formar alguma coisa (cavalo – cfme o texto).
Essa ideia que tudo é composto por partículas minúsculas, pequenas formas Platão deu o nome de ideias.

Verdadeiro conhecimento – Platão acha que NADAque existe, nós, os animais, a natureza e nada do que existe no mundo dos sentidos é duradouro. Tudo se transforma.
A razão – é eterna e universal (como a matemática que Platão tanto se interessava).
Para Platão a realidades se divide que duas partes: a primeira é o mundo dos sentidos, do qual temos somente um conhecimento aproximado usando nossos 5 sentidos, e a outra é o mundo das ideias, doqual podemos ter conhecimento seguro se fizermos uso de nossa razão (e nossos 5 sentidos não consegue reconhecer).
O homem tbém é um ser dual. Temos um corpo que flui com 5 sentidos não confiáveis mas por outro lado temos uma alma que é imortal e é a morada da razão, e pelo fato da alma não ser material ela tem acesso ao mundo das ideias.
Platão achava que a alma já existia antes de entrar emnosso corpo, ela existia no mundo das ideias, e no momento que ela passa a habitar o nosso corpo ela se esquece do mundo das ideias.
Platão considera todos os fenômenos da natureza meros reflexos das formas eternas, ou ideias.
Exemplo da caverna: Platão diz que o caminho que o filósofo percorre é das noções imprecisas para as ideias reais que estão por detrás dos fenômenos da natureza. Nessemomento Platão pensa em Sócrates que foi morto pelos “homens da caverna” por ter colocado em dúvida as noções a que eles estavam habituados.

O Estado dos filosóficos – Sobre o Estado ideal Platão imagina um Estado-modelo. Ele acha que o Estado deveria ser dirigido por filósofos, e para fundamentar sua reflexão ele se valia da constituição do corpo humano.
Segundo ele o corpo humano consistia em...
tracking img