Resumo o mundo de sofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3972 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O MUNDO DE SOFIA

O JARDIM DO ÉDEN

Sofia Amundsen tinha quase quinze anos, morava com sua mãe e seu pai que nunca estava em casa, pôr causa do trabalho. Um dia, quando ela estava voltando para casa, ela encontrou pequenos envelopes brancos, endereçados à ela. Logo quando leu, ficou se questionando quem teria mandando aquelas cartas. Nessas cartas haviam duasperguntas, que eram: "Quem é você?" e "De onde vem o mundo?".
Depois disso ela ainda recebeu também um cartão-postal para uma menina chamada Hilde e que também fazia aniversario de 15 anos no mesmo dia que Sofia.
Sofia foi ao seu esconderijo no jardim de sua casa para pensar e descobrir o significado daquelas perguntas e sobre a tal Hilde, uma garota que ela não conhecia. Para Sofia, o seuesconderijo era como se fosse um outro mundo, como o jardim do Éden citado na Bíblia.

A CARTOLA
Sofia recebeu mais um envelope, só que desta vez era um amarelo. Nele vinha escrito: "Curso de Filosofia. Maneje com cuidado.". Ela saiu correndo até o seu esconderijo, onde começou a ler a carta.
Sofia lê sobre preferências pessoais pôr diversos tipos de assuntos. Quando elacomeçou a ler, viu que era tudo sobre Filosofia, explicando tudo desde o começo da Filosofia.
Sofia começou a conversar com sua mãe e começou questiona-la sobre as coisas que ela havia lido na carta. Sua mãe ficou espantada com aquilo tudo e resolveu saber o motivo de Sofia estar fazendo aquelas perguntas, mas Sofia não respondeu nada.

OS MITOS
No outro dia, Sofia,conversou novamente com Jorunn, no final da aula. Quando ela abriu a caixa de correio, viu que havia uma carta de seu pai e mais uma carta do curso de Filosofia. Nessa carta, o seu professor de Filosofia começou a lhe contar sobre a visão mitológica do mundo e tentou-lhe explicar o máximo possível sobrei isso. Com tudo o que ela havia lido, tentou esquecer tudo o que já havia aprendido no colégio etentou ver as coisas de maneira diferente, reorganizando as suas idéias.
O conteúdo da carta, era a história do roubo do martelo do Thor, sobre Homero e Hesíodo e sobre a grande Grécia, onde teve início a história dos Mitos.

OS FILÓSOFOS DA NATUREZA
A mãe de Sofia começou a pensar que as cartas que ela vinha recebendo, fosse de algum namorado. Sofia começou a ler a cartaque havia recebido e passou a pensar sobre as perguntas que tinha na carta, que eram: "Existe uma substância básica, a partir da qual tudo é feito?", "É possível transformar água em vinho?" e "Como é que terra e água podem se transformar numa rã viva?".
Os filósofos que sempre pensavam nesse tipo de coisa, eram os filósofos da natureza. Esse foi dado aos primeiros filósofos gregos que seinteressavam pôr esses processos naturais. Eles acreditavam que havia alguma coisa e se perguntavam sobre as transformações visíveis na natureza. Acreditavam que uma substância básica era a principal causadora de todos os resultados. Eles ano se guiavam pôr explicações mitológicas e nem na religião. Os principais pensadores dessa época eram os: Tales, Anaximandro e Anaxímenes, três filósofos de Mileto.DEMÓCRITO
Sofia recebeu mais uma carta perguntando a importância do brinquedo Lego, porque ele é o brinquedo mais genial do mundo. Sofia foi brincar com o lego para tentar entender aquela pergunta e concluiu que a partir do lego é possível construir e desmontar varias coisas.
A ultima carta que Sofia recebeu tratava sobre Demócrito, o último grande filosofo da natureza.Ele acreditava que existiam e que eles poderiam ser reaproveitados e era eterno, pôr isso que o lego era o brinquedo mais genial do mundo. Ele valorizava a razão e as coisas materiais, fora que ele acreditava que o homem tinha uma alma imortal.

O DESTINO
Sofia recebeu outra carta com as perguntas: "Você acredita no destino?", "As doenças são um castigo dos deuses?"...
tracking img