Brinquedos e brincadeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Como a sociedade houve uma grande mudança, as mulheres começaram a trabalhar, as crianças começaram a ficar período integral nas escolas, ou com babás. As ruas ficaram cada vez mais vazias e consequentemente mais violentas.
Com isso as brincadeiras de rua foram gradativamente deixadas de lado e substituídas por vídeo-games, programas de televisão, jogos de computador e internet,tudo, na maioria das vezes, muito violento, tornando as crianças cada vez mais agressivas, ansiosas e irrequietas.
Nesse trabalho, pretendemos resgatar a importância do lúdico e do brincar no desenvolvimento da criança. Para Wallon, este desenvolvimento se dá através de uma interação entre ambientes físicos e sociais, sendo que os membros desta cultura, como pais, avós, professores e outros, ajudama proporcionar à criança participar de diferentes atividades, promovendo diversas ações, levando a criança a um saber construído pela cultura e modificando-se através de suas necessidades biológicas e psicosociais.
Por isso falamos da importância do brinquedo e da brincadeira, pois é a criação de uma ligação entre situações do pensamento e situações reais, além das relações interpessoaisadquiridas.

Direito do Brincar

O brincar é um direito da criança, e este direito é reconhecido em declarações, convenções e leis, como está previsto no estatuto da criança e do adolescente de 1990. Muitas crianças não brincam, enquanto outras brincam pouco. E as razões desse não brincar se manifestam de diversas formas.
Muitas crianças perdem o direito de brincar nos primeiros anos de suainfância, por deficiência física, mental ou por estarem hospitalizadas, e há outras, ainda que trabalham para ajudar os pais no sustento da família. Entretanto, a ausência do brinquedo, não as impede de brincar, pois elas usam a imaginação. Crianças das classes média e alta muitas vezes são impedidas do seu direito de brincar, pois seus pais as matriculam em diversos tipos cursos (natação, dança,ginastica, musica, judô etc.) como se isso fosse o melhor para elas, levando-as em alguns casos, ao estresse infantil, causado pelo cansaço físico e pela ansiedade.
Pesquisas revelam que crianças de classe média alta, não brincam nas ruas, enquanto crianças de classes econômicas baixa, essas brincam livremente e a criatividade dessas crianças é muito grande.
É necessário sempre considerar, que obrincar é um ato de grande importância, o brincar oportuniza a criança a escolha entre múltiplos tipos de brinquedos oferecidos na sociedade. Podemos dizer que, tanto as brincadeiras de roda cantadas, as dramatizações como os brinquedos industrializados e artesanais são, todos imprescindíveis na vivencia infantil.

A SUCATA COMO RECURSO

Utilizar a sucata como material pedagógico éimprescindível, pois assim com material dado a criança pode usar sua criatividade e criar a finalidade que esse brinquedo possa ter. Realçando também que não é todo o tipo de material que pode ser usado para tal finalidade, assim que a atividade for proposta, o material já tem que estar limpo e pronto para o uso. É importante falar também que não é valido o professor fornecer ao aluno um material pronto ou jápré-estruturado e sim mostrar a sucata como ‘’ algo a ser feito ‘’ , para trabalhar a educação.
Também tem que estar claro que o educador nesta hora tem que estar com o olhar atento observando ao máximo o tipo de exploração que a criança faz do material.

Brincadeiras:

Cinco Marias



Uma das hipóteses para a origem da brincadeira é que ela venha de costumes da Grécia antiga.Quando queriam consultar os deuses ou tirar a sorte, os homens jogavam ossinhos da pata de carneiro e observavam como caíam.
Cada lado do ossinho tinha um nome e um valor, e a resposta divina às perguntas humanas era interpretada a partir da soma desses números. O lado mais liso era chamado kyon (valia 1 ponto), o menos liso, coos (6 pontos); o côncavo, yption (3 pontos), e o convexo,...
tracking img