O mundo da cultura dentro da autocracia burguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (972 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
TEMA 01-O “Mundo da Cultura” dentro da Autocracia Burguesa
-------------------------------------------------
Analisar os fatos históricos queinfluenciaram na formação do serviço social como profissão é de primordial importância para que você se apresente como um profissional qualificado no mercado de trabalho. Mas você pode refletir sobre acultura no período da ditadura brasileira e se perguntar: o que este momento tem a ver com a minha atuação profissional? Veja bem: todos os fatos históricos estão relacionados com a sua práticaprofissional e mesmo que a sua profissão tenha vivido por um processo de atualização, ela não está desvinculada de um processo histórico, ou seja, das consequências históricas que hoje se apresentam aoassistente social.
-------------------------------------------------
E qual o papel da cultura na formação social desse período? Você já experimentou avaliar mais profundamente o processo ditatorialbrasileiro e quais as relações que ele apresenta com sua profissão? Então, é esta a proposta de Netto (2010) ao escrever este livro que foi adotado como Livro-Texto para esta disciplina.-------------------------------------------------
O autor apresenta uma análise complexa sobre uma nova configuração política que se apresenta no Brasil a partir de abril de 1964. Com o golpe militar de abril de1964, instaurou-se, no país, a ditadura militar, abafando todas as oposições contrárias ao regime.
-------------------------------------------------
Surge, então, uma nova configuração política queo autor denomina de autocracia burguesa. Netto (2010) ressalta que, neste momento, “um regime ditatorial-terrorista” marcou profundamente a constituição de um “país novo” partindo de uma novatendência de desenvolvimento político e econômico. (NETTO, 2010, p. 15).
-------------------------------------------------
Para o autor, a autocracia burguesa pode ser entendida como o poder ilimitado e...
tracking img