O movimento reformista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Movimento Reformista

O movimento da Reforma é considerado, junto com o Renascimento, o prenúncio da Modernidade na Europa. Tal consideração ocorre porque tal movimento está totalmentevinculado à liberdade política e ao capitalismo. A marca que identifica ambos movimentos é a instauração da liberdade humana: tanto a Reforma como o Renascimento foram produtos do Humanismo, ondeliterários e bíblicos tinham desejos de voltar no tempo e buscar na pureza da Antigüidade Clássica a origem para Renovação que o homem tanto desejava.
No entanto, mesmo ambos serem baseados noHumanismo, o desenrolar dos dois movimentos teve uma diferença brutal na sociedade que o criara: enquanto o Renascimento atingiu apenas as elites sociais (tanto econômicas como políticas e culturais), aReforma alcançou toda a massa populacional européia: tanto os altos governantes como os simples camponeses foram tocados por ela.
Somente a Reforma Protestante, liderada por Lutero, é que conseguiusaciar a sede espiritual do momento. Aí se justifica sua enorme difusão. Apenas a Reforma é que conseguiu abalar a mais rígida instituição feudal: a Igreja Católica. Claro que tal movimento não foi oprimeiro a questionar a legitimidade da Igreja - muitos humanistas o fizeram, mas somente a denúncia de Lutero e a proposta que ele dá para esses problemas é que abalaram as pilastras do mundomedieval.
Martinho Lutero viu na venda de indulgências como um abuso que poderia confundir as pessoas, deixando de lado a confissão e o arrependimento verdadeiros. Então, em 1517, fixou na porta da Igrejade Wittenberg suas noventa e cinco teses, que criticam esse ato e constituem a base de sua doutrina e seus pontos principais contrariam a Igreja Católica. Essas teses foram rapidamente espalhadas portoda a Alemanha.
O rei, Carlos V, ficou temeroso de que a onda reformista adquirisse grandes dimensões. Então, em 1521, convocou Lutero a comaparecer à Dieta de Worms para retratar-se. Isso não...
tracking img