O monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. APRESENTAÇÃO
O Monge e o Executivo

JAMES C. HUNTER o autor do livro o Monge e o Executivo é consultor chefe da J.D. Associados, uma empresa de consultoria de relações de trabalho e treinamento. Com mais de 20 anos de experiência, James é muito solicitado como instrutor e palestrante, principalmente nas áreas de liderança funcional e organização de grupos comunitários.
O Monge e oExecutivo tornou-se um grande fenômeno de vendas. Sua história contada de maneira simples e direta traz grandes ensinamentos sobre liderança, que podem ser utilizados tanto na vida profissional ou pessoal de todas as pessoas.
James Hunter cita em seu livro que, “um líder eficiente é aquele que desenvolve as habilidades e as qualidades morais que capacitam a inspirar e influenciar um grupo de pessoas”. 1. DESENVOLVIMENTO

O Monge e o Executivo, uma história sobre a essência da Liderança!
“É importante tratar outros seres humanos exatamente como você gostaria que eles o tratassem”. (HOFFMAN, Leonard. p. 21)
Liderança não é estra envolvido apenas em seu local de trabalho, devemos ser bons lideres em todos os lugares, dentro do nosso emprego, família e até em momentos de lazer.
Liderança egerencia são coisas distintas, pois gerenciamos coisas e lideramos pessoas. Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para que trabalhem com entusiasmo visando seu bem comum.
A questão de influencia pode ser entendida com a diferença entre poder e autoridade. Poder é a faculdade de forçar alguém a fazer a sua vontade, mesmo a pessoa sendo contra, pode ser vendido ou comprado, roubado ou dado.Autoridade é a habilidade de fazer com que as pessoas façam de boa vontade o que você quer por causa de sua influencia, e depende seu caráter e influencia sobre as pessoas.
O poder e a autoridade são exercidos tanto dentro do trabalho, da família e entre amigos, e tanto um como o outro podem ser perdidos. Por exemplo, dentro de uma família pai e mãe precisam exercer autoridade, caso contrário opoder funcionara até certo ponto, e depois de perdido o pode também não há mais autoridade.
A questão liderança esta totalmente ligada com relacionamento, pois são eles que fazem com que nosso trabalho, família ou religião estejam saudáveis, um bom relacionamento trás bons resultados, e para isso o principal ingrediente é a confiança, sem ela é difícil, ou até mesmo impossível conservar um bomrelacionamento.
O papel do líder é servir, é alguém que identifica e satisfaz as necessidades de seus liderados.
“A liderança começa com a vontade, que é a nossa única capacidade como seres humanos para sintonizar nossas intenções com nossas ações e escolher nosso comportamento. É preciso ter vontade para escolhermos amar, isto é, sentir as reais necessidades, precisamos nos dispor a servir eaté mesmo a os sacrificar. Quando servimos e nos sacrificamos pelos outros, exercemos autoridade ou influencia, (...). E, quando exercemos autoridade sobre as pessoas, ganhamos o direito de ser chamados de lideres”. (Capítulo Quatro. p. 73)
Um bom líder deve amar seus liderados, esse amor não seria como se sente em relação aos outros, mas como se comporta em relação a eles.
Amor e liderança sãosinônimos. Amar é ser paciente, bondoso, humilde, ter respeito, perdoar, ser honesto e ter compromisso. Um líder deve possuir todos esses requisitos ele tem o dever de fazer com que as pessoas se responsabilizem por suas tarefas, apontando suas deficiências. Deve prestar atenção nas pessoas e ouvi-las; bons líderes possuem autenticidade dedicando-se ao crescimento e aperfeiçoamento de seus liderados.A liderança é construída sobre a autoridade ou influência, estas são construídas sobre serviços e sacrifícios, que são construídos sobre o amor.
Criar um ambiente saudável é muito importante para o crescimento saudável, de modo especial para os seres humanos, e o melhor que podemos fazer é criar condições agradáveis para que esse crescimento se dê.
Os resultados, como os frutos, demoram a...
tracking img