O monge eo executivo o velho paradigma

Páginas: 3 (706 palavras) Publicado: 29 de março de 2013
RESUMO
ARTIGO
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA PÓS CIRURGIA CARDÍACA NA FASE 1 DA REABILITAÇÃO ATRAVES DO QUESTIONÁRIO MOS SF-36

INTRODUÇÃO
O Medical Outcome Study 36-item Short Form (MOS SF-36) é o questionário de medidas genéricas de qualidade de vida mais utilizado. Segundo estudos comparativos de uma série de medidas genéricas de saúde, o SF-36 é o mais sensível à melhora clínica,entre os demais instrumentos testados, pois tem sua validade, aceitabilidade e confiabilidade comprovadas. O MOS SF-36 é um questionário que pode ser auto-administrável, composto por 36 itens, agrupadosem oito dimensões de saúde: funcionamento do organismo, dor corporal, socialização, saúde mental, vitalidade, percepção geral da saúde, limitações causadas por problemas físicos e limitações pordistúrbios emocionais, e tem o propósito de examinar a percepção do estado de saúde pelo próprio paciente.
A fase I compreende a parte inicial do programa reabilitação cardíaca, sendo a fase hospitalaraguda. O indivíduo internado que sofreu cirurgia cardiovascular, inicia a programação de reabilitação física tão logo seu quadro clínico seja considerado estável, passando por estágios (steps) queevoluem de acordo com a sua recuperação. Esta fase tem como objetivos evitar os efeitos negativos do repouso prolongado no leito, estimular o retorno mais breve às atividades físicas cotidianas, manter acapacidade funcional, desenvolver a confiança do paciente, diminuir o impacto psicológico (como ansiedade e depressão), evitar complicações pulmonares, maximizar a oportunidade da alta precoce efornecer as bases de um programa domiciliar.

METODOLOGIA
Amostra
Foram incluídos neste estudo 24 indivíduos de ambos os sexos, sendo 15 homens e 9 mulheres, com faixa etária compreendida entre 23 e77 anos (idade média de 58 ± 6 anos), portadores de angina estável, sendo o mais jovem portador de dislipidemia congênita, submetidos à cirurgia cardíaca de revascularização do miocárdio, com quadro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O monge e o executivo capítulo 2- o velho paradigma
  • O monge eo executivo , resposta
  • Resenha o monge eo executivo
  • Reasumo o monge eo executivo
  • resenha: o monge eo executivo
  • O monge eo executivo
  • O monge eo executivo , resposta
  • monge eo executivo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!