Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Aluno: MARIA VALERIA BARRETO OLIVEIRA

Disciplina: Teoria da literatura II Data: 31/08/2012

Fichamento

Referência bibliográfica: SOUZA, Roberto Acízelo Quelha de. Teoria da literatura. 10 ed. São Paulo: Ática, 2007.
Termo abordado no texto: Teoria da literatura. Retórica. Poética. Estética. Natureza sociológica. Natureza filológica.Ciência da literatura. Crítica literária.
Que disciplina estuda a literatura?
A origem da literatura foi muito importante para a civilização ocidental, hoje em dia ainda há questionamentos do tipo: Qual a disciplina que estuda a literatura? Com tudo isso, é relevante analisar a literatura no seu contexto histórico.
Há várias designações para a literatura as quais são: poética, história daliteratura, crítica literária, ciência da literatura e teoria da literatura não constituindo sempre objeto de especificações.
Por outro lado, ainda é interessante ressaltar a retórica e a estética as quais configuram a própria literatura. A primeira se preocupa com a arte de persuadir em que a linguagem verbal se mescla com a linguagem literária, já a segunda faz parte da arte em geral em que englobapercepção, sensibilidade, e a inteligência enquanto arte. Ao falar na disciplina em si, a palavra literatura ganha adjetivos específicos como: literatura universal, literatura comparada, literatura brasileira, literatura portuguesa entre outras.
Ao falar na poética, na história da literatura, critica literária ciência da literatura, teoria da literatura, retórica, estética é relevante notar quecada uma delas constitui disciplinas a parte, todavia, todas se ocupam da literatura de uma forma peculiar.
Na atualidade o termo teoria da literatura chegou a ser interpretado como sinônimo de todos os tipos de literatura.
A teoria da literatura e seus (des) entendimentos
A priori, o termo teoria da literatura foi por Alexander Portebnia na obra: notas para uma teoria da literatura (1905) e porBoris Tomachevski no livro denominado: Teoria da literatura (1925).
Mas foi com o austriaco René Wellek e o norte-americano Austin Warren na obra intitulada Teoria da literatura que a disciplina se consagrou e passou a ser investigada como literatura.
Com as mudanças decorrentes do termo teoria da literatura, foi implantado o costume de compreender a literatura como uma espécie de sabedoriaplena em cujo processo caberia todas as disciplinas.
Outro questionamento importante foi que a disciplina teoria da literatura passou a ser uma preparação para o estudo das várias literaturas nacionais e clássicas, podendo ser estudada a literatura brasileira.
No meio universitário a disciplina teoria da literatura constituiu apenas como uma teoria diferenciando da prática, haja vista, que aprática ficou admitida para a literatura brasileira, portuguesa e seus diversos ramos.
Contudo, com relação aos diversos compartimentos como a poética, historia da literatura, critica literária entre outros é relevante instrumentalizar para a prática na verdadeira face da disciplina teoria da literatura como caracterização.
A teoria da literatura e as disciplinas concorrentes
A principio, o termoteoria da literatura foi empregado no sentido amplo, assim como suas ramificações, uma vez que existe uma disciplina conhecida exatamente pelo nome teoria da literatura, esta traz o conhecimento que dá suporte à literatura.
A teoria da literatura é nomeada como uma nova disciplina tradicional da abrangente literatura, não chegando a ser absoluta, pois a terminologia implica as diferenças entre asdisciplinas.
O estabelecimento de preceitos
O estudo da literatura requer o estabelecimento de normas e preceitos, faz com que as disciplinas antigas surgidas na Grécia clássica, como a retórica e a poética tragam os conhecimentos necessários para a mesma.
A arte retórica surge no século V a.c, e faz com que se sistematizem os conhecimentos e argumentos na arte de falar discursivamente,...
tracking img