Trabalho de sensores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Respostas dos Exercícios – Capítulo 4
1) Uma termoresistência do tipo PT-100 está sendo usada para medir uma certa temperaturatemperatura de um processo. A resistência acusada no aparelho é de 199,5ohms. Qual o diferencial de temperatura, sabendo-se que a temperatura ambiente corresponde a uma resistência de 109,0 ohms?
Solução:
Utilizando a tabela de termoresistencia PT-100 do apêndice,verificamos que as resistências em ohms, dadas no problema, correspondem as seguintes temperaturas:
R2 = 199,5 T2 = 265ºC (4.1)
R1 = 109,0 T1 = 23ºC (4.2)
Assim;
T = T2-T1 = 265ºC – 23ºC = 242ºC(4.3)

2) Qual o fator responsável pela diferença da resistência R0 de um TRPI e um TRPP?
Reposta:
A diferença entre o valor da constante (R0) do TRPI em relação à do TRPP é causada por o TRPIutilizar platinaplatina com teor de pureza menor, da ordem de 99,99%, devido à contaminação prévia feita com o objetivo de reduzir contaminações posteriores durante sua utilização.

3) Quanto ao tipo debulbo utilizado nas termoresistências, é correto afirmar que:
Reposta: Alternativa a)

4) Conceitue histerese.
Resposta:
HistereseHisterese é uma forma de energia residual resultante de todo ofenômeno físico não reversível. É comum na maioria dos metais e demais substancias, quando condicionados por alguma energia de ativação, e após o termino desta, manterem uma mínima quantidade de energiaresidual.


5) Considerando o efeito Peltierefeito Peltier, argumente porque os termoparestermopares são pouco indicados como conversores comerciais de energia (térmica em elétrica)?
Resposta:Basicamente em função do baixo rendimento que apresentam.

6) Qual a vantagem do uso de fios de compensação?
Resposta:
Compensar as perdas decorrentes da distancia entre os pontos de medição eleitura, ação do meio ambiente, interferências eletromagnéticas. Sua mais importante característica necessária é a de que possuam uma curva de força eletromotriz em função da temperatura similar...
tracking img