O mito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O mito surgiu como explicação do surgimento da terra, das florestas, animais, pessoas, ou seja, tudo o que podemos imaginar tinha sua explicação pelo mito, entãonão podemos ignorar, ou não levar o mesmo em consideração, pois, por muito tempo ele fez parte da cultura grega. Certo que eram historias totalmente fantasiosas,e que muito de sua historiografia foi perdida, mas não podemos apagar a sua importância para á historia. Então podemos dizer que o mito é à base da“historiografia” e da nossa própria “historia”.
Algo que não podemos praticar é o anacronismo, pois, como falei antes o mito foi o principio da “historia”. Foi do mito quecomeçaram a surgir às indagações sobre a humanidade, e de alguma forma essas perguntas tinham que ser respondidas, e o mito foram à forma que eles encontraram pararesponder essas perguntas. E elas até certo momento foram respondidas, não de forma convincente porque as historias as historias dos seus deuses eram muitogrotescas, cheias de adultérios, assassinatos, ladrões, cruéis e canibais.
A historiografia dessa época começou de forma muito tardia, mas mesmo assim teve umaimportância tremenda para á historia, porque foi desde dessa época que já se fizeram os primeiros estudos da historia factual, ta certo que depois esse historia foi“esquecida”. Foi substituída por uma historia que não levava em consideração a oralidade e acreditavam em uma “verdade universal”. Mas a historia factual voltou no séculoXIX com a Escola dos Annales, que veio também com a Micro-Historia que já é uma historia que não fica presa aos fatos e não procura a “verdade universal”.
tracking img