O mito da caverna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Platão enquanto filósofo vivia em busca da verdade e acreditava que essa verdade seria o conhecimento a sabedoria humana um perfeito estado de intelectualidade. Há várias interpretações para anarrativa de Platão; O mito da caverna. E quase todas falam de conhecimento ou a busca por sabedoria, o inteligível a ciência, em fim, tudo que faz alusão ao saber humano, e de quão terrível é viver emuma “caverna” ou mundo de completa ignorância.
Há outras cavernas bem mais terríveis que a falta de conhecimento. Pensemos nas cavernas do alcoolismo e das drogas, o quão terríveis são estas cavernas,onde o alcóolatra e o drogado sobrevivem na escuridão de seus mundos, não conseguem sair, vivendo uma vida aquém da sociedade, desprezados e abandonados por todos, não conseguem se desvencilhardas cadeias que os impedem de ver um mundo de possibilidades, nem transpor o muro para a liberdade, estão totalmente presos e encarcerados pelos grilhões do álcool e da droga. Os viciados veem todos osdias homens e mulheres como eles, passando de um lado para o outro, bem vestidos, acompanhados de seus cônjuges e filhos, em seus veículos, bem sucedidos, são pessoas iguais a eles, mas vivendo umavida diferente. A única luz que enxergam é a do sol, que ilumina suas vidas infelizes e reles trazendo aos olhos de todos, suas tristes verdades, projetando as sombras das outras pessoas sobre suasvidas, refletido uma imagem de como poderia ser diferente suas histórias. Os poucos que conseguem se liberta de suas cavernas e voltam para testemunhar, não são bem recebidos por seus companheiros,eles não acreditam na existência de um mundo diferente e melhor.
Acredito que o mito da caverna nos traz algo que está muito além do que a busca pelo saber. Existe sim, um verdadeiro mundo de luz,mas não essa luz irradiada pela estrela maior ou projetada por uma simples fogueira do psique humano, mas a Luz que veio ao mundo para ajudar o homem a sair da caverna das sombras e escalar o muro de...
tracking img