1617858698954552

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Consequencias directas e indirectas do Acidente de trabalho
Analise a situação anterior e liste as consequências diretas e indiretas que consegue prever, em resultado deste acidente.
“Um trabalhador desvia a sua atenção do trabalho por frações de segundo, ocasionando um acidente sério. Além do próprio trabalhar são atingidos mais dois colegas que trabalham ao seu lado. O trabalhador tem de serremovido urgentemente para o hospital e os dois outros trabalhadores envolvidos são atendidos no ambulatório da empresa. Um equipamento de fundamental importância é paralisado em consequência do dano em algumas peças de máquina. O equipamento parado é uma guilhotina que corta a matéria-prima para vários setores de produção.”
Trabalhador | Empresa |
Consequências diretas |Consequências indiretas | Consequências diretas | Consequências indiretas |
- Adiantamento de pagamento de transportes e tratamentos. - Complicações orçamentais - Incapacidade física | - Perturbações familiar - Mal-estar psicológico (culpa dos seus colegas) - Perturbação da sua rotina diária | - Custos de substituição ou reparação de maquinas - Custos com medicamentos, tratamento,cirurgia,… | - Aumento do absentismo - Redução de produtividade - Possibilidade de redução de lucro - Custo de investimento na prevenção |

ACIDENTE DE TRABALHO – CONCEITOS E CONSEQUÊNCIAS. Postado em : Direito, Economia - por admin
O acidente de trabalho é aquele sofrido pelo empregado no exercício do trabalho, a serviço do empregador, provocando lesão corporal, perturbação funcionalou doença que cause a morte, a perda ou a redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
Para caracterização do acidente do trabalho, contudo, são necessários a causalidade; a nocividade; a incapacidade para o trabalho e o nexo etiológico.
O primeiro, consiste no acaso, ou seja, o acidente não deve ser provocado. É um acontecimento inesperado.
No segundo, é o efeito que oacidente deve provocar, podendo ser a lesão corporal ou a perturbação funcional física ou mental.
O terceiro, a incapacidade, caracteriza-se pelo impedimento do empregado de exercer o trabalho que exercia e, conseqüentemente, sofrer a lesão patrimonial que é a não percepção do salário.
Já o nexo etiológico, é a relação direta ou indireta da lesão pessoal e a atividade laboral, ou seja o trabalho,que lhe tenha dado causa.
Nesse ponto, importante fazermos a distinção entre acidente do trabalho e doença do trabalho, pois, nosso legislador não se preocupou, apenas, com os eventos inesperados, mas também com os males que possa sofrer o empregado que, em virtude de longo período, exerça uma atividade danosa a sua saúde.
Nosso legislador equiparou o acidente do trabalho à doença do trabalho.Após ocorrido o acidente, a empresa deve, obrigatoriamente, emitir a CAT – Comunicação do Acidente do Trabalho, que é o documento hábil para o registro do acidente frente a Previdência Social. A empresa deve, ainda, fornecer cópia da CAT ao acidentado. Caso a empregadora se negue a emitir a CAT o trabalhador pode se socorrer de seu Sindicato ou mesmo de órgãos de proteção à saúde.
Acaracterização do acidente de trabalho deve ser feita pelo INSS, conforme estabelece o artigo 143 do Decreto 611/92, com o auxílio do empregador:
Artigo 143. O acidente do trabalho deverá ser caracterizado:
I – administrativamente, através do setor de benefícios do INSS, que estabelecerá o nexo entre o trabalho exercido e o acidente;
II – tecnicamente, através da Perícia Médica do INSS, queestabelecerá o nexo de causa e efeito entre:
a) o acidente e a lesão;
b) a doença e o trabalho
c) a “causa mortis” e o acidente.
O benefício do seguro de acidente do trabalho do INSS será pago integral pelo empregador caso o afastamento tenha período inferior a 15 (quinze) dias.
Sendo o afastamento superior a esse período, o acidentado será submetido à Perícia de Acidente do Trabalho, onde, se...
tracking img