O mapa da mina homossexualidade e territorialidade no rio de janeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Mapa da Mina
Homossexualidade e Territorialidade no Rio de Janeiro















Universidade Federal Fluminense
Instituto de Ciências Humanas e Filosofia
Departamento de História
Prof: Cezar Honorato
Aluno: Matheus Rodrigues Pinto





"Sobre todos os pecados, bem parece ser o mais torpe, sujo e desonesto o pecado de Sodomia, e não é achado um outro tão aborrecidoante a Deus e o mundo, pois por ele não somente é feita ofensa ao Criador da natureza, que é Deus, mais ainda se pode dizer, que toda a natureza criada, assim celestial como humana, é grandemente ofendida: somente falando os homens neste pecado, sem outro ato algum, tão grande é o seu aborrecimento que o ar não o pode sofrer, mas naturalmente fica corrompido e perde sua natural virtude. Por estepecado lançou Deus o dilúvio sobre a terra e por este pecado soverteu as cidades de Sodoma e Gomorra; por este pecado foi destruída a Ordem dos Templários por toda a Cristandade em um dia. Portanto mandamos que todo homem que tal pecado fizer, por qualquer guisa que ser possa, seja queimado e feito pelo fogo em pó, por tal que já nunca de seu e corpo e sepultura possa ser ouvida memória"(Ordenações Afonsinas, Livro V, Título XVII - "Dos que cometem pecado de sodomia")










Desde muito tempo reconhece-se de modo inconteste a relação que determinados grupos mantém com o espaço que habitam e a importância dessa mesma relação na construção do espaço social urbano. Da interação do espaço com os indivíduos que o habitam surge o que chamamos de território: um meio termo entre oespaço físico e um espaço simbólico constitutivo de modos de vida e de redes sociais.
Desse modo, na cidade do Rio de Janeiro, podemos verificar diferentes segmentos sociais em diferentes territórios, ou espaços sociais. É clara, por exemplo, a enorme diferença entre habitantes provenientes da Barra da Tijuca ou da Gamboa, a primeira formada majoritariamente por uma classe média emergente e asegunda formada por trabalhadores de origem negra que outrora trabalharam no porto, além de, é claro, serem espaços formados em momentos históricos diferentes. Para além de diferenças de ordem puramente financeiras, os territórios podem ser diferenciados por diferenças sociais outras: tais como costumes, religiosidade, uma mesma ascendência estrangeira, práticas sexuais, etc, etc. Além disso, aconstrução social do espaço, não passa necessariamente pelo fato dos indivíduos habitarem aquele espaço, certa fluidez pode ser percebida nessa construção, principalmente nas áreas de lazer nas ruas quase sempre desabitadas do centro da cidade.
Nesse sentido, os indivíduos homossexuais da cidade do Rio de Janeiro, desde há muito se inserem na lógica da construção de um espaço delimitado da cidade ondepossam expressar-se livremente, onde têm certa dose de segurança e, em contrapartida onde paradoxalmente se evidencia a falta de liberdade desses indivíduos de exercerem sua liberdade fora dos limites daqueles espaços. Desde o século XIX, são comuns relatos da freqüência homossexual no largo do Rocio nas imediações do atual Teatro João Caetano, bem como nos Jardins do Campo de Santana, no centroda cidade. Mais tarde, surgirão outros espaços de freqüência homossexual no centro da cidade, como a Via Apia, Aterro do Flamengo e Lapa. Todos eles têm em comum o fato de serem espaços freqüentados por indivíduos homossexuais (mormente à noite), possuírem identificação com esses grupos, mas sem constituir um espaço familiar, comum, habitado por esses indivíduos. Antes, pelo contrário, esseslugares listados acima possuem um caráter extremamente transitório, marginal até, onde as pessoas se dirigem à procura de relações sexuais passageiras. Desse modo, ao diferentemente dos casos estudados por Levine (1979) para os bairros habitados predominantemente por homossexuais nas cidades de Chicago, Boston, Los Angeles e Nova Iorque, as áreas centrais da cidade do Rio de Janeiro com freqüência...
tracking img