O ludico no decorrer da historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Professor: Ma.Ausdy Castro dos Santos
Disciplina: Didática
Unidade: Belo Horizonte/02


Ana Cláudia de Oliveira Bastos – RA:4300067519
Carla Edith oliveira Capila – RA: 4351853481
Dalira Maria Lopes Silva – RA: 4351852104
Luana Eliziário Rosa da Silva – RA: 3815671449
Silvana Aparecida Batista dasNeves – RA: 4351865272



A escola escolhida para a pesquisa foi uma escola estadual com alunos do ensino fundamental.
Série: 9º ano
Quantidade de alunos: 30
Faixa etária: 14 a 17 anos
Principais características: alunos em desenvolvimento da personalidade e desenvolvimento da percepção de sua vida quanto ao resto do mundo.
Recursos de ensino disponibilizadosna sala de aula: livros e atividades elaboradas pelo professor.
A disponibilidade de organização de alunos pode ser feita em grupos ou em duplas.
O objetivo é desenvolver a capacidade de compreender o ambiente natural e social, o sistema político, a tecnologia, as artes e os valores básicos da sociedade e da família.


O planejamento


Segundo Martins (2002),existem diferentes tipos de planejamento. Porém entre os autores existe uma unanimidade quanto a dois aspectos. Todos consideram o “planejamento como previsão metódica de uma ação a ser desencadeada e a racionalização dos meios para atingir os fins.”.
O planejamento evita a rotina e a improvisação, e dentro desse planejamento está o plano de ensino que envolve: unidade, continuidade,flexibilidade, precisão/clareza, objetividade, realismo e adequação ao nível do aluno.
O planejamento de ensino envolve também: objetivos, conteúdos, procedimentos de ensino, recursos de ensino (mat. Humanos e físicos) e avaliação.
Na prática cotidiana de nossas escolas, o planejamento tem constituído uma tarefa burocrática e sem sentido, representando muitas vezes apenas um documento a maispara o arquivo do coordenador. Pois o planejamento é entregue ao professor no começo do ano pronto, e o professor ainda não conhece a turma, o que vai se modificando ao longo do ano.
Assim acontece na escola objeto do estudo, os professores assumem que não conseguem cumprir o planejamento, pois ele é feito na maioria das vezes sem os professores que iram lecionar no ano, talvez tenha sidofeito por professores da escola, mais que já não estão na escola, por causa das transferências ou aposentadorias.


Isso fica claro no livro de Martins (2002), que diz aos coordenadores a tarefa de planejamento e controle de ensino e os professores cabe à tarefa de executar o que foi planejado. O planejamento não é o fim em si mesmo, mas um meio de se preparar e organizar a ação tendo emvista um objetivo.
Entre a didática prática e a didática teórica tem um grande espaço, pois o que vem para os professores na teoria não é utilizado na prática, pois os planejamentos não são feitos pelos professores sem contar que estes ainda nem conhecem seus alunos ou clientes, obrigando assim aos professores em ministrarem aulas e colocarem em seus diários outros conteúdos, para assim suprira necessidades de seus alunos.
O planejamento das aulas para a turma de nono ano, será feito através da necessidade da turma, onde os alunos demonstraram ao quanto sabem e até onde podemos caminhar.
De acordo com Nikolic e Cabaj (2001) nos objetivos da aula falta uma definição mas clara, o que necessita do professor uma definição mais precisa mas tudo de forma natural para que asaulas não fiquem robotizadas e ganhem rumo inesperado na sala de aula. Uma aula bem planejada tem fases claramente definidas com suaves transições de uma para outra.


Procedimentos de ensino


O método, de acordo com Megolla e Santanna (2002) significa caminho para algo, e os objetivos educacionais sempre estarão sujeitos a determinado método.
Do ponto de vista histórico,...
tracking img