O jogo na abordagem construtivista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Introdução.......................................................................................................3
Afinal, o que é o construtivismo?....................................................................4
Características do modelo construtivista.........................................................4

O jogo enquanto instrumento de ensinoconstrutivista....................................5

O brinquedo na escola maternal – pré-escola de 2 a 5 anos............................5
Compreendendo o Desenvolvimento Moral... ................................................6
JOGO: O Construtivismo, O Professor e O Aluno..........................................6Concusão..........................................................................................................9
Webgrafia........................................................................................................10

Introdução

Esse trabalho tem como objetivo esclarecer como se deu a abordagem construtivista na Educação, com a utilização do jogo. Iniciamos explicando o que é o construtivismo e sua proposta. Logo após, no segundo subtítulo, são citadas as características dessemétodo. No terceiro, é ressaltada a importância do jogo no processo construtivo do indivíduo e a necessidade de interferência do professor nesse processo. Já no quarto subtítulo, mencionamos os métodos e objetivos dos brinquedos na pré-escola, mais precisamente dos 2 aos 5 anos. No quinto, compreendemos, através da tese de Piaget, como alguns jogos podem ajudar no desenvolvimento do juízo moral nacriança. Por fim, no sexto e ultimo subtítulo, conheceremos os diversos tipos de jogos, suas finalidades e características na abordagem construtivista. Após as explicações, será apresentada a conclusão, deste trabalho, que têm como finalidade conhecer e ressaltar a importância do jogo na abordagem construtivista em alunos de Educação Infantil, apresentando seus benefícios.

O JOGO NA ABORDAGEMCONSTRUTIVISTA

1. Afinal, o que é o construtivismo?

É o nome pelo qual se tornou conhecida uma nova linha pedagógica que vem ganhando terreno nas salas de aula há pouco mais de duas décadas. As maiores autoridades do construtivismo, contudo, não costumam admitir que se trate de uma pedagogia ou método de ensino, por ser um campo de estudo ainda recente, cujas práticas, salvo no caso daalfabetização, ainda requerem tempo para amadurecimento e sistematização.
Em que se distingue a pedagogia construtivista, em linhas gerais? O construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estímulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos. Rejeita a apresentação de conhecimentos prontosao estudante, como um prato feito, e utiliza de modo inovador técnicas tradicionais como, por exemplo, a memorização. Daí o termo "construtivismo", pelo qual se procura indicar que uma pessoa aprende melhor quando toma parte de forma direta na construção do conhecimento que adquire.
O construtivismo enfatiza a importância do erro não como um tropeço, mas como um trampolim na rota daaprendizagem. O construtivismo condena a rigidez nos procedimentos de ensino, as avaliações padronizadas e a utilização de material didático demasiadamente estranho ao universo pessoal do aluno.

2. Características do modelo construtivista

 
Características gerais

* A perspectiva construtivista averigua quais são os componentes efetivos de um processo de aprendizagem;
* A construção doconhecimento ocorre em um contexto social, na interação com os outros;
* Todo processo de aprendizagem implica nas relações sociais;
* A mediação social dos adultos é necessário por que a leitura é uma aprendizagem cultural de natureza simbólica;
* O professor trabalha na zona de desenvolvimento proximal da criança.
 
Vigostky postula dois níveis de desenvolvimento
 
a)Nível real...
tracking img