Abordagem construtivista-interacionista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Caraterização e objetivos desta abordagem


O Professor João Batista Freire, em 1989, publica o livro “Educação de Corpo Inteiro” sendo esta a principal obra da abordagem Interacionista Construtivista, embasada principalmente em seus estudos sobre Jean Piaget.
De acordo com Freire ‘’Corpo e mente devem ser entendidos como comportamento que integram um único organismo. Ambos devemter assento na escola, não um (a mente) para aprender o outro (o corpo) para transportar, mas ambos para se emancipar”.
A proposta construtivista-interacionista é uma opção metodológica em oposição à proposta mecanicista, caracterizada pela busca do desempenho máximo, de padrões de comportamento sem considerar as diferenças individuais, sem levar em conta as experiências vividas pelos alunos,com objetivo de selecionar os mais habilidosos para competições esportivas.
Freire relata que não acredita na existência de padrões de movimento, mas sim na manifestação de esquemas motores, ou seja, de organizações de movimentos construídos pelos sujeitos, em cada situação, construções essas que dependem, tanto de recursos biológicos de cada pessoa, quanto das condições do meio ambiente emque ela vive.
Dentro da perspectiva construtivista a intenção é a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, e para cada criança a construção deste conhecimento exige elaboração, ou seja, uma ação sobre o mundo. Nesta concepção a aquisição do conhecimento é um processo construído pelo indivíduo durante toda a sua vida, não estando pronto ao nascer nem sendoadquirido passivamente de acordo com as pressões do meio. Conhecer é sempre uma ação que implica em esquemas de assimilação e acomodação num processo de constante reorganização.
Para Freire, o especialista em Educação Física deverá ser um estudioso da ação corporal, por exemplo: quando alguém pega uma bola, já não existem mais mão e bola, mas uma fusão das duas coisas em algo chamado ação.
       Em aulas de jogos de construção Freire, salienta para o fato de o professor sempre conversar com as crianças sobre as construções por elas realizadas durante o jogo. Esta forma de verbalização é um importante fator de tomada de consciência, pelas crianças, de suas ações.
Outro ponto que chama a atenção na obra de Freire refere-se a “educação PELO movimento”, pois é através do movimentoque a criança aprende, e não mais a “educação DO movimento”, como a proposta desenvolvimentista. “Talvez a Educação Física seja não só uma educação do ou para o movimento, mas também uma educação para o não movimento. Ou seja, pode-se pensar num certo conceito de Educação Física em que o não fazer seja tão importante quanto o fazer”.
    E quanto ao aluno que não queira participar dasatividades Freire, descreve que o professor não deve forçá-lo, mas conversar com ele a respeito. E se outro se sentir prejudicado com a organização do brinquedo, o professor deve aguardar que ele se manifeste, embora procure estimulá-lo a resolver o seu problema.
Na proposta construtivista o jogo enquanto estratégia tem papel privilegiado. É considerado o principal modo de ensinar, é uminstrumento pedagógico, um meio de ensino, pois enquanto joga ou brinca a criança aprende, construindo seu conhecimento e procurando a resolução de problemas a partir da interação com o meio. Sendo que este aprender deve ocorrer num ambiente lúdico e prazeroso para a criança.
2- Metodologia


A abordagem construtivista segue orientações teóricas de Piaget e Vygotsky, os quais segundo Freireconsideram a atividade motora como um meio de adaptação, de transformação, de relacionamento com o mundo. O jogo na abordagem construtivista é o principal conteúdo, Freire, resgata a importância de se dar preferência a jogos que façam parte da cultura infantil das crianças, por atividades contextualizadas, significativas. Pois, Freire descreve “quem faz é o próprio corpo, quem pensa é também o corpo. As...
tracking img