ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA

785 palavras 4 páginas
ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA-INTERACIONISTA
No Brasil e, mais especificamente, no Estado de São Paulo, a proposta construtivista, interacionistas vem ganhando espaço. É apresentada principalmente nas propostas de Educação Física da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), que tem como colaborador o Professor João Batista Freire. Seu livro teve papel determinante na divulgação das ideias construtivistas da Educação Física. Esta abordagem tem-se infiltrado no interior da escola e o seu discurso está presente nos diferentes segmentos do contexto escolar.
A proposta denominada interacionista-construtivista é apresentada como uma oposição às linhas anteriores da Educação Física na escola, especificamente proposta mecanicista, caracterizada pela busca do desempenho máximo, de padrões de comportamento sem considerar as diferenças individuais, sem levar em conta as experiências vividas pelos alunos, com o objetivo de selecionar os mais habilidosos para competições e esporte de alto nível.
Para compreender melhor esta abordagem, baseada principalmente nos trabalhos de Jean Piaget, utilizaremos as próprias palavras da proposta: “No construtivismo, a intenção é construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, numa relação que extrapola o simples exercício de ensinar e apreender. Conhecer é sempre uma ação que implica esquemas de assimilação e acomodação num processo de constante reorganização (CENP;1990, p.9).
A principal vantagem desta abordagem é a de que ela possibilita uma maior integração com uma proposta pedagógica ampla e integrada da Educação Física nos primeiros anos de educação formal. Porém, desconsiderar a questão da especificidade da Educação Física. Nesta visão o que pode ocorrer, com certa frequência, é que conteúdo que não têm relação com a prática do movimento em si poderiam ser aceitos para atingir objetivos que não consideram a especificidade do objeto, que estaria em torno do eixo corpo/ movimento.
A preocupação com a

Relacionados

  • Psicologia-das-cores
    88519 palavras | 355 páginas
  • Psicologia
    182503 palavras | 731 páginas