O impacto da cultura organizacional na profissionalização das empresas familiares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 92 (22980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO FEEVALE

MAICO LUÍS LENHARD

O IMPACTO DA CULTURA ORGANIZACIONAL NA PROFISSIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS FAMILIARES

Novo Hamburgo 2009

MAICO LUÍS LENHARD

O IMPACTO DA CULTURA ORGANIZACIONAL NA PROFISSIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS FAMILIARES

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Administração de Empresas peloCentro Universitário Feevale

Professor Orientador: Dr. Ernani Cesar Freitas

Novo Hamburgo 2009

MAICO LUÍS LENHARD
Trabalho de Conclusão de Curso de Administração – HABILITAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS, com título O IMPACTO DA CULTURA ORGANIZACIONAL NA PROFISSIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS FAMILIARES, submetido ao corpo docente do Centro Universitário Feevale, como requisito necessáriopara a obtenção do grau de Bacharel em Administração. Aprovado por:

________________________ Prof. Dr. Ernani Cesar Freitas.

___________________________ Prof. 1 Banca examinadora

____________________________ Prof. 2 Banca examinadora

____________________________ Prof. 3 Banca examinadora

Novo Hamburgo, maio de 2009

"Sorte é o que acontece quando o preparo se encontra com aoportunidade".
Sêneca, dramaturgo romano (3 a.C. – 65 d.C).

Dedico a conclusão desta etapa da minha vida aos meus pais, ANTONIO e CLAIR LENHARD, aos meus irmãos, FABIANA E MARCOS LENHARD, e a meu cunhado JAIR EBERHARDT, pois estiveram ao meu lado ao longo de toda essa caminhada.

AGRADECIMENTOS

Agradeço aos meus pais, Antonio Marcos Lenhard e Clair Lenhard, pela dedicação na minha criação e naminha educação e de meus irmãos, pelo amor incondicional, o que me proporcionou todas as condições para meu desenvolvimento como pessoa de bem. Agradeço aos meus irmãos, Fabiana Andréia Lenhard e Marcos Antonio Lenhard, pela amizade e companheirismo, por terem me dado o apoio e suporte sempre que precisei, pois sempre estiveram à disposição para me ajudar. Ao meu cunhado, Jair Eberhardt, queassim como meus irmãos de sangue sempre esteve me apoiando. Agradeço aos meus verdadeiros amigos, Cláudio Kerhwald, Priscila Stein Kerhwald e Juliano Basei, pois, apesar de minha ausência nos finais de semana, sempre me apoiaram e estiveram ao meu lado para superar momentos difíceis. Agradeço aos amigos que conquistei ao longo da faculdade, Roberto Laone dos Reis, Victor Hugo Gomez Garcia e RonaldoSchwalm, por terem me dado a oportunidade de aprender com eles e evoluir ao longo dos anos de convívio, também pelo companheirismo na realização dos trabalhos das tarefas durante a faculdade. Agradeço aos professores com os quais tive a oportunidade de aprender, em especial Ernani Freitas, que me orientou durante o trabalho de conclusão, e ainda aqueles com quem pude criar uma relação de amizade,Marcello Mafaldo, Felipe Menezes e Alexandre Zeni.

RESUMO

As empresas familiares tem se mostrado cada vez mais importantes para o desenvolvimento da economia globalizada, por serem empresas com possibilidade de perpetuação através das gerações. Esta peculiaridade também as torna diferentes de uma empresa não familiar, pois o peso de um sobrenome, às vezes, pode causar equívocosadministrativos por parte dos gestores dessas organizações. Este estudo fundamentou-se teoricamente em obras de autores como Bornholdt (2005), Casillas, Vázques e Díaz (2007), Floriani (2007) e Gersick et. al. (1997). No sentido de melhor compreender as instituições de origem familiar que já vêm sendo administradas pela segunda geração, faz-se necessário investigar e analisar o impacto da cultura organizacionalsobre a profissionalização das empresas familiares, sendo este o objetivo central deste trabalho. Utilizou-se pesquisa exploratória através de estudos de caso múltiplos, com abordagem qualitativa. O instrumento de pesquisa foi questionário estruturado, com questões de múltipla escolha, direcionado a um membro da família proprietária da empresa e a um colaborador em organizações de pequeno e...
tracking img