Empresas familiares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado diz respeito ao tema da Empresa Familiar e o modo como esta pode ser compreendida . Acreditamos ser pertinente ampliar o conhecimento deste modelo de empresa que se mantém presente em todo mundo. Sabendo da responsabilidade social e econômica que estão diretamente relacionadas a estas empresas, pode-se dizer que elas representam, um instrumentoimportante de desenvolvimento humano e tecnológico, com investimentos e retornos locais. Fortificando a região e proporcionando uma certa autonomia, se assim pode ser dito, para que a região promova seu desenvolvimento.
Estaremos trabalhando conceitos, aspectos culturais, profissionalização; desempenho e processo sucessório.

A EMPRESA FAMILIAR

Uma empresa pode sercomparada a uma família, pois as empresas surgiram a partir das famílias, sendo assim os seus conceitos podem até mesmo serem comparados. Segundo HOJI, 2009, p. 3, “uma empresa é uma entidade formada por pessoas, e uma família é uma entidade formada também por pessoas, cada um com seu papel dentro das respectivas estruturas”. Neste sentido podemos dizer que os diretores de uma empresa são como ospais de uma família, são justamente quem tomam as decisões a partir de um estudo do ambiente em que sua família vive, e em uma organização, é justamente o ambiente que influencia na tomada de decisão dos diretores e administradores.
As empresas familiares segundo dados históricos surgiram no Brasil com as companhias hereditárias, no início do século XIV, logo após ser descoberto porPortugal. Atualmente no Brasil as empresas familiares correspondem a grande parte das empresas privadas, sendo assim representam grande valor na economia brasileira.
Algumas pessoas entendem que para ser empresa familiar precisa necessariamente de ser uma pequena ou média empresa, pois não sabem que algumas das maiores empresas brasileiras são empresas familiares. Mas estas podem darmuito certo ou não, devido a sua afetividade. Em contra partida existem outros fatores como o interesse comum dos sócios que fazem com que este tipo de empresa possa obter sucesso. Esta pesquisa esta sendo realizada tendo como objetivo entender as características das empresas familiares.

Aspectos Culturais

a cultura de uma empresa familiar está diretamente ligada ao seudono e desta forma ligada à cultura daquela família. Com isso a empresa torna-se um reflexo dos costumes e valores de uma pessoa, o que acaba influenciando todos os outros integrantes e colaboradores da empresa.
Segundo Chiavenatto (1999):
“A cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização nodia-a-dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais” (p.172).
No entanto, a cultura organizacional de uma empresa familiar tem grandes impactos devido à cultura da família que tem seus valores e crenças mais fortes do que a cultura de uma empresa, mas o que pode mesmo influenciar uma empresa familiar são os sentimentos os processos que podem envolver aemoção dos integrantes da família, ou seja, os integrantes da empresa.
Quando uma empresa tem envolvimento de uma família, a sua cultura organizacional acaba por ser influenciada pela cultura da família, e no entanto a sua estrutura e os papéis da família também se identificam.

PROFISSIONALIZAÇÃO

A profissionalização de uma empresa familiar pode depender devários fatores, como: as práticas da família são feitas de forma racional, crescendo e se atualizando de acordo com o mercado; por integração de administradores contratados, independente de serem da família; ou também como forma de ter regras e normas formais para um grupo de pessoas, trabalhadores.
No entanto, a profissionalização não precisa ser feita pelos integrantes da família,...
tracking img