O ideb como ferramenta para a realização de políticas públicas.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Ideb como ferramenta para a realização de políticas públicas:
Escola Municipal “Martim Afonso de Souza”, um bom exemplo.

Santos
2010
O Ideb como ferramenta para a realização de políticas públicas: Escola Municipal “Martim Afonso de Souza”, um bom exemplo.

Introdução

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Ideb, foi criado pelo Instituto Nacional de Estudose de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP, em 2007, e tem como função demonstrar, de maneira quantificada, o desenvolvimento da educação nacional. Os seus resultados são obtidos através da combinação das notas das escolas em exames nacionais e informações obtidas através do Censo Escolar. Os dados são apresentados numa escala de zero a dez. O Ministério da Educação pretende que o Brasilevolua da média 3,8, resultado de 2007, para média 6,0 no IDEB, até 2022, número, minimamente aceitável, que corresponde a um sistema educacional de qualidade mínima, comparável a dos países que fazem parte da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Esta pesquisa tem por objetivo verificar em que medida os alunos do 6º- ano da rede municipal de Cubatão, São Paulo,submetidos à Prova Brasil conhecem a prova, o sistema de avaliação e os resultados advindos dela. O ponto de partida para a pesquisa foi o bom resultado das escolas municipais da cidade nas avaliações. No Ensino Fundamental I (do 1º- ao 5º- ano), o Município obteve índice de 5,5 pontos, superando a meta de 2015, prevista para 5,4 pontos. Já no Ensino Fundamental II (do 6º- ao 9º- ano), a rede chegou a4,6 pontos, quase alcançando a projeção de 2013, que é de 4,7. Esses foram os melhores resultados da Baixada Santista.
A primeira hipótese, que explicaria as boas notas de Cubatão, é que os alunos dessas escolas conhecem e são preparados para o Ideb. Outra hipótese, é que políticas públicas do município, como o incentivo a leitura e a valorização dos professores e do ambiente escolar,resultam em bons resultados.
Para verificar ou refutar as hipóteses, a metodologia utilizada foi pesquisa de campo com estudo de caso, através da aplicação de um questionário, previamente elaborado, a alunos do 6º- ano, que já fizeram a prova Brasil, da Escola Municipal “Martin Afonso de Souza”, cuja nota na avaliação aumentou consideravelmente.
Esta pesquisa é quantitativa tendo emvista a coleta de dados e informações que são apresentados em forma de tabelas e gráficos. Esta, também, é uma pesquisa qualitativa porque a análise dos dados visa um entendimento dos números e sua relação com o panorama socioeconômico brasileiro.
Este trabalho se justifica porque busca mostrar que a valorização dos professores e do ambiente escolar são características inerentes a uma educaçãode qualidade. E, que o rompimento com a tradicional alienação dos alunos dos processos políticos da educação é importante para o seu desenvolvimento.
Num primeiro momento, é traçado um panorama geral da situação socioeconômica do país e da educação nacional. Depois, são mostrados os resultados do questionário e uma análise sucinta das respostas a ele. Por último, são apresentadas asconsiderações finais do grupo.

Panorama socioeconômico

O Brasil é um dos maiores países do mundo. O território brasileiro é o quinto maior em extensão, 8,511,695 quilômetros quadrados, estando atrás, apenas, de Rússia, China, Estados Unidos e Índia. O país também possui a quinta maior população mundial, cerca de 198.739.269 habitantes em 2009, segundo dados do IBGE (2010),disponível no site da entidade. E, ao contrário dos outros países mais populosos, a densidade demográfica brasileira é confortável, 23,3 habitantes por quilometro quadrado, demonstrando o grande potencial para o desenvolvimento e crescimento que o país possui.
O Brasil é grandioso não só em território e população, é, também, uma das maiores economias mundiais. O PIB, Produto Interno Bruto, que...
tracking img