O homem e o mundo do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (927 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Homem e o Mundo do Trabalho
Antropologia Filosófica Mª. Eliane

Por que trabalho e realização parecem estar em eterno conflito?

O Conflito entre Trabalho e Realização
O homem realizado, nosentido absoluto, não existe.Tanto a felicidade como a realização, consideradas absolutas, não são propriedades do ser humano. É a busca incessante da realização que permite ao homem transformar o seumeio natural, fazer história e instituir o trabalho. Se por trabalho entendemos toda atividade do homem transformando a natureza, a relação entre trabalho e realização humana parece evidente. Essarelação é tão antiga quanto a história da humanidade. Mas de fato, há um conflito entre trabalho e realização. Esse deve-se ao fato de o homem ter organizado a sociedade de tal forma que, para a maioriados indivíduos, o trabalho que fazem não são projetos seus, como também não são seus os frutos dos esforços. Nessas circunstâncias, longe de ser sinônimo de criação e de transformação o trabalho quedesenvolvem torna-se opressivo e estafante.

O Trabalho na Antigüidade Greco-Romana
Nas sociedades greco-romanas o trabalho era hierarquizado. O trabalho braçal era visto como degradante e destinadoaos povos dominados e considerados inferiores. Na sociedade grega, ao cidadão era proibido o trabalho braçal, já que ele deveria ter o tempo livre para se dedicar à reflexão e ao exercício dacidadania. Em Roma, o império foi fundado na escravidão. Trabalhar, para o cidadão romano, era negar o ócio (negotium), negar o tempo livre e o lazer.

A Experiência Medieval
A Idade Média não alterousubstancialmente o conceito de trabalho desenvolvido no mundo antigo. O trabalho servia como um meio de dominação social e de condenação a qualquer rebeldia à ordem instituída. A servidão era justificadapela ordem divina. O ócio não era sinônimo de preguiça, mas de abstenção às atividades manuais para se dedicar a funções mais nobres, como a política, a guerra, a caça, o sacerdócio, isto é, ao...
tracking img