O homem e o mundo do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O HOMEM E O MUNDO DO TRABALHO



A repercussão do trabalho no processo de desenvolvimento do ser humano determinou a criação da sua cultura e sua busca do sucesso e felicidade. Desde os seus primeiros atos ( segundo Freud em “O Mal Estar na Civilização”, a utilização de instrumentos, a obtenção do controle sobre o fogo e a construção de habitações), o homem encontrou nesse conjunto(atividades) maneiras para melhor utilizar a terra e se proteger.

Nossa intenção é verificar o caminho que o Ser humano trilhou nessa busca, assim como, registrar observações sobre o que estamos vivenciando hoje no mundo das organizações, visando alertar e ampliar nossa visão sobre a influência do trabalho na qualidade de vida e no processo de evolução da nossa civilização.

O trabalhona nossa sociedade atual é considerado como fonte de poder, sucesso, riqueza e felicidade; sendo, portanto, o responsável pela existência, sobrevivência e evolução dos indivíduos e da sociedade. Determinando as relações políticas, sociais e econômicas, preenchendo o campo moral e religioso, tornando a condição humana atrelada a si de maneira indissociável.

Tal concepção sobre o trabalho érecente, se contarmos o tempo que temos de registro da presença do Ser humano na terra;esse posicionamento atinge seu apogeu no séc. XIX, com o homem assumindo uma dimensão de senhor da natureza, apoiado por princípios materialistas positivos. Porém, o seu início está ligado a derrocada do Império Romano, por volta do séc. III, quando a sociedade vê o culto do corpo e do prazer,conduzir a um estado de pecados, dor, doenças, miséria, fome, crimes e morte.

Com isso, surge o trabalho como um grande número de atividades, a serem desenvolvidas em espaço próprio e num período de tempo, instituindo-se e agrupando profissões ( monges sapateiros, tecelões, marceneiros, serralheiros, etc.). Dessa forma, a disciplina, a obediência, a humildade, as atividades agrupadas, o localdeterminado, a profissão qualificada e principalmente a nova dimensão de tempo, instrumento para dar as horas intervalos determinados, faz do trabalho uma quantidade de medida num certo número de horas, disciplinando as ações do homem.

A vida nas comunidades medievais passa a ser dirigida pela igreja, que valoriza o trabalho e o preconiza como salvação. Assim homens livres passam a trabalhare a se agruparem por profissão, transpondo as práticas da vida monástica para o dia-a-dia urbano. Passam também, a produzir através de técnicas, destinadas a eliminar o trabalho desnecessário, visando ampliar o tempo de estudo, meditação e oração,

Com tudo isso, não é difícil imaginar que o poder da igreja estava em expansão. A máquina capitalista precisava de um poder menos fixo eestático, por outro lado, a fé e os dogmas eram obstáculos para a expansão do comércio e da indústria , assim como, para a realização dos ideais da classe burguesa. Longe de ter sido brusco, esse processo, foi gradativo e teve seu marco na revolução Francesa, porém só no séc. .XIX é que o trabalho deixa de ser uma finalidade extra-humana, não possuindo mais qualquer propósito de culto, nem tampouco desalvação, deixa de ser meio para alguma coisa e torna-se ligado irremediavelmente ao homem, como se fizesse parte da própria natureza humana.

Assim, “o homem torna-se agora senhor da natureza, fundamento da moral, base de uma nova sociedade autorizada pela razão e construída sobre princípios materialistas positivos. prazer do homem.

A concepção de trabalho no nosso mundo, utiliza umaherança dos métodos monásticos para subjugar e ampliar a exploração do homem pelo homem. No afã de maiores lucros, o próprio ser humano, criou e especializou instrumentos e práticas que conduziram a esse estado lamentável de dominação, que as próprias organizações, hoje já começam a reconhecer como o seu verdadeiro mal, e se não for superado, determinará a sua própria morte.

O...
tracking img