O homem e o mne

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia










O HOMEM-DEUS DA NOVA ERA

UMA VISÃO DO CONCEITO QUE O MOVIMENTO NOVA ERA TEM DO SER HUMANO













Uma Monografia

Apresentada em Cumprimento Parcial dos

Requerimentos para o Curso de Doutrina do Homem

Estudo Dirigido Individual






por

Ranieri Barreto Sales

Janeiro 1999
SUMÁRIOINTRODUÇÃO 1

Capítulo

I. CONHECENDO O MOVIMENTO NOVA ERA 3
O Que é o Movimento Nova Era? 3
Os Objetivos 4
Breve Histórico 5
II. O HOMEM-DEUS DA NOVA ERA 8
O Homem do Ponto de Vista Monista 8
O Homem do Ponto de Vista Panteísta 9
III. MARILYN FERGUSON E A ONIPOTÊNCIA DO CÉREBRO HUMANO 12
As Falácias daTeoria de Marilyn Ferguson 14
CONCLUSÃO 16

BIBLIOGRAFIA 18




INTRODUÇÃO

O Movimento Nova Era é um dos temas mais discutidos entre os cristãos na atualidade, notadamente no universo evangélico. É alarmante a progressão vista na disseminação das idéias e práticas difundidas pelo movimento.
Milhões de pessoas estão sendo assediadas pelos encantamentos das “boas-novas” deuma era em que não haverá conflitos, preconceitos, opressores e oprimidos; uma era em que o planeta desfrutará de um perfeito equilíbrio ecológico, proporcionando aos seus habitantes um ambiente saudável, energético e espiritualmente adequado; uma era em que as pessoas, conscientes de sua posição no processo de integração da sociedade, do planeta e do próprio universo, convivam em plena harmonianum clima de fraternidade absoluta; uma era em que a religião existencialista levará cada pessoa e comunidade religiosa a relevar as distinções de dogmas de fé, para uma vivência religiosa que rechace qualquer idéia de verdade proposicional, o que torna verdadeira e perfeitamente aceitável toda e qualquer experiência ou expressão religiosa.
Uma das inúmeras distorções das verdades bíblicasé a visão que a Nova Era tem da natureza humana. Visamos nestas páginas apresentar como a Nova Era interpreta o ser humano. Como se poderá notar, não houve preocupação em sistematizar uma refutação ideológica nem bíblica, senão expor o pensamento da Nova Era e, ocasionalmente, insinuar suas implicações para o cristianismo bíblico.
Para uma compreensão adequada do assunto, a pesquisadivide-se em três partes. No primeiro capítulo, é feito um esboço geral do MNE contendo um breve comentário da história do movimento e seus principais objetivos. Como se poderá notar, a intenção dessa primeira seção é apenas oferecer um vislumbre da história e conteúdo da Nova Era, pois do contrário o trabalho se tornaria muito extenso e furtaria a atenção do objetivo central, desenvolvido no segundocapítulo: como a Nova Era vê o homem?
O Terceiro capítulo continua o tema do capítulo segundo, mas restringe-se à avaliação do pensamento de uma das principais influenciadoras do Movimento Nova Era, Marilyn Ferguson, e suas teorias acerca dos hemisférios cerebrais, expostas no livro “A Conspiração Aquariana.”
Espero que a leitura deste material sirva no mínimo para aumentar acompreensão do Movimento Nova Era e sua “doutrina” do homem.
CAPÍTULO 1


CONHECENDO O MOVIMENTO NOVA ERA


O Que é o Movimento Nova Era?

Dificilmente se pode definir com precisão o MNE em virtude de sua abrangência e diversidade de enfoques. Numa tentativa superficial de explicar o que vem a ser a Nova Era ou Era de Aquário, pode-se afirmar o seguinte: é a infiltração sutil de novosconceitos e princípios em todas as áreas de relacionamento humano, visando uma substituição radical de paradigmas.
O MNE é uma imensa caixa embrulhada de forma bela e atraente. O rótulo, repleto de mensagens otimistas e promessas de crescimento, prosperidade, realização e felicidade plenas. Ao abri-la, no entanto, sob a luz da Bíblia, vê-se um emaranhado de espiritismo, feitiçaria,...
tracking img