O homem aprende a ser homem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1142 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O homem aprende a ser homem

Sua hereditariedade não determina quem um indivíduo será diante da sociedade.
O Homem por si possui grande aptidão para aprender no meio em que se vive. Recebendo informações deste ambiente se apropria deste mundo e parra a reproduzir traços dessas informações recebidas (aprendizagem). Exemplos desta aprendizagem são as ferramentas de trabalho criadas pelo própriohomem que levam traços da necessidade criada no seu mundo. E para seu uso o homem reorganiza seus movimentos naturais, adaptando-se a essas necessidades criando formas de supri-las.
Outra grande evidencia desse aprendizado é a linguagem, onde o homem se apropria do significado para se comunicar com outros indivíduos do seu meio.
A assimilação de sua cultura é um processo de reprodução noindividuo, pois tudo lhe é apresentado para sua adaptação ao novo “mundo”, as informações são passadas adiante como de pais para filhos. O individuo aprende a se relaciona no meio em que se vive recebendo e registrando informações de outros indivíduos.
Basicamente H. Piéron diz que um indivíduo não se desenvolve no isolamento, ele precisa de contato com outros homens para alcançar seu lugar nahumanidade. Segundo o psicólogo Bruno Bettelheim, crianças que crescem no isolamento por muitos anos, frequentemente desenvolvem sintomas de autismo.
Um animal posto diante de objetos humanos não apresentaria movimentos pertinentes a estes objetos, pois estes não fazem parte de seu mundo. O homem ao contrario aprenderá a utiliza-los extraindo do objeto aptidões motoras.
A formação biológica de cadaindivíduo não interfere no recebimento de informações e no seu aprendizado, embora alguns traços particulares possam apresentar um diferencial no desenvolvimento desta atividade. As diferenças entre indivíduos existem, porém não são essas diferenças que justificam as grandes diferenças que temos na sociedade. Alguns indivíduos podem apresentar uma maior aptidão na execução de suas atividades devidotraços genéticos, porém isso não significa que outro individuo não possa executar a mesma tarefa de forma igual ou superior.
Essa diferença social ocorre devido à oportunidade de aprendizado que lhe é oferecida. Enquanto em alguns casos crianças possuem acesso à cultura e educação de qualidade, muitas outras ainda não aprenderam a ler. A falta de igualdade no acesso a informações gera essadiferença no individuo e não sua carga genética.

Comparativo
Mediante as informações fornecidas realizamos o comparativo com o filme da Disney Tarzan.
O filme conta a história de um menino criado na floresta por uma família de gorilas, Tarzan não tem noção alguma de civilização. Com isso assume as características do seu novo meio social, passar a ter atitudes semelhantes ao grupo de gorilas. É entãoque ele conhece uma jovem, Jane, vinda da Inglaterra, que tenta lhe ensinar os modos da vida urbana.
Tarzan passa a apresentar traços característicos dos gorilas, como locomoção e fala.

Nesta cena Tarzan conversa com o macaco.
Locomoção: estatura curvada apoiando-se nas mãos que mantém os dedos curvados.
Cena do filme Tarzan – Disney 1999
Cena do filme Tarzan – Disney 1999

No momento emque Tarzan encontra com Jane surge então questões internas sobre suas semelhanças.

Cena do filme Tarzan – Disney 1999

Cena do filme Tarzan – Disney 1999

Descobrindo suas semelhanças surge assim um novo mundo para Tarzan.

Cena do filme Tarzan – Disney 1999
Cena do filme Tarzan – Disney 1999

Cena do filme Tarzan – Disney 1999

No contexto a Jane passa a ensinar ao Tarzan a língua ea cultura da Inglaterra. Cada vez mais ele absorve essas informações. E mesmo não fazendo parte do meio social (até o momento), ele apresenta grande aptidão para aprender e absorver tais informações, pois de certa maneira tudo isso já fez parte do seu meio social, mesmo que em um curto espaço de tempo.



CASOS REAIS

ROCCO: Em 1971, nas montanhas Abruzzi – Itália, pastores encontraram...
tracking img