O geoplano como proposta para o ensino de geometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O USO DO GEOPLANO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DE MALHAS QUADRICULADAS.

Cristiane de Arimatéa Rocha
tiane_rocha@yahoo.com.br
Gracivane Pessoa
gracivanepessoa@yahoo.com.br
LEMAT - UFPE
José Alexandre de A. Pereira
jalexaraujo@yahoo.com.br
José Menezes da Silva Filho
menezfilho@yahoo.com.br
SEDUC-PE

Durante as apresentações do mini-curso sobre aExperimentoteca, apresentado no V Encontro Pernambucano de Educação Matemática, constatamos que o Geoplano poderia ser explorado de forma mais ampla, envolvendo os diversos aspectos da Geometria que por sua vez, é essencial na formação dos indivíduos, pois segundo Lorenzato (1995) a Geometria possibilita uma interpretação mais completa do mundo, uma comunicação mais abrangente de idéias e uma visão maisequilibrada da Matemática.
Esse fato torna o Geoplano, uma ferramenta riquissíma, para o ensino da matemática, pois o mesmo permite uma abordagem diferente na resolução de problemas, relacionando EspaçoE Forma , Grandezas e Medidas ,Números e Operaçãoes tudo isso num só momento de aprendizagem.
Um dos primeiros trabalhos sobre o Geoplano foi do Dr. Caleb Gattegno em 1961. A partir deste,muitos outros pesquisadores em Educação Matemática utilizam o geoplano como uma forte ferramenta para o ensino de Geometria plana elementar, para o ensino de frações, dentre outros.
De acordo com Sabbatiello (1967) “o Geoplano é um modelo matemático que permite traduzir ou sugerir idéias matemáticas.” É fato que os chamados materiais concretos são alternativas interessantes para que alunosformulem hipóteses, troquem idéias, façam descobertas, ou seja, enriqueçam o momento de aprendizagem.
Ainda a mesma autora indica que “em um sentido mais extenso o geoplano constitui um suporte concreto da representação mental, um recurso que leva à realidade idéias abstratas” (SABBATIELLO, 1967)
Além disso, podemos afirmar que muitas das dificuldades que nossos alunos possuem no decorrer daaprendizagem de geometria, deve-se ao material normalmente utilizado em sala de aula (livros didáticos).
Segundo Pavanello (2002) “nesses materiais, as figuras estão fixas no papel, sem qualquer mobilidade, de modo que não é possível girá-las, colocá-las em posições diferentes ou umas sobre as outras para facilitar sua comparação”.
Esse material é um recurso a mais para auxiliar nesseaspecto pois visualizamos formas geométricas que, muitas vezes, não se encontram nas mesmas posições em que elas são costumeiramente apresentadas em sala de aula.
Apresentaremos aqui alguns exercícios a serem trabalhados em sala de aula que abordam conteúdos do Ensino Fundamental e Médio, cabendo ao professor sua diversificação, a saber: polígonos, simetria, área, perímetro, frações, coordenadascartesianas, sequências, fatoração; onde o professor pode utilizar-se do Geoplano na demonstração das atividades e recorrer ao recobrimento de malhas, pelos alunos, caso não seja possível utilizar o próprio Geoplano, conseguindo assim uma forma interessante e instigante de aprender a aprender matemática.
Existem vários tipos de Geoplano. Eles são, em sua maioria, formados por uma base demadeira onde são cravados pregos, formando uma malha, que podem ter diversas texturas, acompanhado por atilhos (de preferência coloridos) que "desenharão" as figuras, podendo ser complementados por papel ponteado, quadriculado, isométrico ou triangular.
A denominação dada ao Geoplano estar diretamente ligada a aprensentação da malha; por exemplo se malha for formada por quadrados o geoplano édito quadricular; formada por triâgulos equiláteros temos o geoplano isométrico; se a malha for circunferências concêntricas será circular.
Este mini-curso constitui-se de uma série de exercícios onde buscaremos abordar vários subtópicos da geometria. O leitor encontrará uma variação no grau de dificuldade para a resolução dos exercícios, indo desde os mais simples até aqueles que merecerão...
tracking img