Mini curso geoplano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O GEOPLANO E O GEOESPAÇO PARA COMPREENSÃO DE ÁREA E PERÍMETRO



Angélica Sousa SANTOS¹, Janaína Aparecida CEZÁRIO², Simone Soares de ALMEIDA³.



1 Departamento de Matemática, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Campus I, Campina Grande-PB. E-mail: angelicasouza.santos10000@gmail.com

2 Departamento de Matemática, Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Campina Grande-PB. E-mail:ja_nayna2@yahoo.com.br

3 Programa de Extensão, CCT – Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Campina Grande – PB. E-mail: symonemat@gmail.com.



RESUMO: Este Mini-Curso, O Geoplano e o Geoespaço para a Compreensão de Área e Perímetro, propõe a discussão dos conceitos que envolvem área e perímetro de figuras geométricas no plano e no espaço. Abordaremos esses conceitos de formainvestigativa, manipulando os objetos referidos e verificando suas potencialidades, criando assim situações específicas para a compreensão dos conceitos de perímetro e área, além disso, utilizaremos o Teorema de Pick que, junto com os materiais concretos, poderá auxiliar na aplicação de atividades em sala de aula, promovendo assim uma aprendizagem da Matemática com compreensão.

PALAVRAS CHAVE: Geoplano,Geoespaço, perímetro, área, aprendizagem com compreensão.






1-INTRODUÇÃO

Umas das questões muito discutidas entre os educadores matemáticos é a do ensino da Matemática a partir de materiais concretos, sendo estes considerados instrumentos eficazes para o processo ensino aprendizagem dessa disciplina. Isso porque na maioria das escolas os alunos aparentam não gostar dematemática e apresentam um baixo desempenho nesse componente curricular, não conseguem compreender os conceitos e, consequentemente não sabem utilizá-los em seu dia a dia, diminuindo assim a importância da Matemática na vida.

E um dos estudos importantes está no campo da Geometria, que é fundamental par a compreensão de outros ramos da Matemática e de demais ciências, porém não é muitoexplorada, ou trabalhada de forma pouco atraente nas salas de aula. O ensino da geometria tem na justificativa a sua inegável presença no dia a dia de cada ser. O próprio deslocamento em qualquer fase da vida humana, por exemplo, vêm carregadas de competências geométricas, as mais diversas situações inerentes ao meio social de cada ser demandam a capacidade de pensar geometricamente.

OsParâmetros Curriculares Nacionais (PCN) propõem que o ensino da geometria aconteça de forma a fazer com que o aluno desenvolva a compreensão do mundo em que vive, aprendendo a descrevê-lo, representá-lo e a localizar-se nele, permitindo o estabelecimento de conexões entre a Matemática e outras áreas do conhecimento. A falta de preparo do professor em geometria também é um dos motivos por esta área nãoser muito explorada em sala de aula.

Na educação matemática, de modo geral, há crescente discussão em torno de uma aprendizagem significativa de conteúdos e conceitos matemáticos. Em tempos de atrativos tecnológicos e múltiplas habilidades, estar em sala de aula apenas repetindo fórmulas e procedimentos tornam inoperante o ensino não só da matemática, mas de outros componentescurriculares.

As Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2008, p. 75) afirmam que:

O estudo da Geometria deve possibilitar aos alunos o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas práticos do quotidiano [...]. Também é um estudo em que os alunos podem ter uma oportunidade especial, com certeza não a única, de apreciar a faceta da Matemática que trata de teoremas eargumentações dedutivas. Esse estudo apresenta dois aspectos – a geometria que leva à trigonometria e a geometria para o cálculo de comprimentos, áreas e volumes.
Este mesmo documento, no que diz respeito às grandezas geométricas, sugere que as atividades propostas deverão proporcionar a consolidação de conceitos como área, perímetro e volumes, aprendidos em etapas anteriores. Nesta...
tracking img