O futuro do touchsceen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

PAULO CESAR HELUY RODRIGUES FILHO

RELATÓRIO INDIVIDUAL DE PAPER

São Luís
2011
PAULO CESAR HELUY RODRIGUES FILHO

RELATÓRIO INDIVIDUAL DE PAPER
Relatório Individual do Paper apresentado à disciplina Computação Básica do Curso de Sistemas de Informação da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, para obtenção dasegunda avaliação, ministrada pelo professor Jorge Caracas.





São Luís
2011
RELATÓRIO INDIVIDUAL DO PAPER

PAULO CESAR HELUY RODRIGUES FILHO*

RESUMO

Apresenta pesquisa sobre futorologia em informática, com foco na tecnologia touchscreen.
Palavras-chaves: TI, Futurologia, Touchscreen.

____________________
Aluno do 1˚ período do Curso de Sistemas de Informação da UNDBINTRODUÇÃO
Da hora de acordar até a hora de dormir, as pessoas vão interagir com as telas sensíveis ao toque instaladas nas janelas, espelhos, balcões de cozinha, letreiros na rua, pontos de ônibus, e uma infinidade de dispositivos desempenhando as mais variadas funções e transformando nossa realidade num cenário de filme de ficção científica. Essa realidade prevista pela Corning, empresa lídermundial na fabricação desse tipo de tela, já está em plena implantação e algumas das tecnologias já estão ganhando vida.
É um futuro aparentemente tão perfeito, bonito e simplificado que alguns questionamentos são justificáveis: de onde virá a energia para alimentar tanto touchscreen no mundo? Ao alcance de quantas pessoas estará disponível essa tecnologia? Quantas empresas serão capazes de fabricar edistribuir esses produtos em larga escala? De onde virá a matéria prima para a fabricação dessas telas?

1 DEFINIÇÃO
O touchscreen é um display com a capacidade de identificar um toque e sua localização na área da tela. Normalmente usam-se as mãos ou os dedos para a interação com os dispositivos, o que torna a utilização bem mais intuitiva. Também pode ser usada uma espécie de caneta, conhecidacomo stylus.
Essas telas sensíveis ao toque equipam a grande maioria dos smartphones, tablets, dispositivos para posicionamento global via satélite e os computadores all-in-one.
Uma evolução da tecnologia touchscreen é a capacidade de entender múltiplos toques, ou seja, a tela consegue admitir e interpretar mais de um toque simultâneo na tela. Para entender a maior funcionalidade de uma telasensível a múltiplos toques, basta pensarmos no manuseio de imagens do iPhone que permite aumentar ou diminuir o zoom com os dedos dispostos em forma de pinça.

2 HISTÓRIA
A primeira superfície sensível ao toque de que se tem notícia foi desenvolvida em 1971 por Sam Hurst, fundador da Elographics e professor da Universidade de Kentuch. Batizada de “Elograph” esse sensor era utilizado nadigitalização de dados gráficos, não era transparente como as telas modernas, mas foi um marco para a tecnologia touchscreen e foi patenteado pela Fundação de Pesquisa da Universidade de Kentuch. A primeira touchscreen incorporada a uma superfície transparente foi desenvolvida em 1974 por Sam Hurst, que em 1977 desenvolveu também a tecnologia resistiva.

Em 1983, com lançamento do HP-150, um dosprimeiros computadores com tela sensível ao toque comercializados no mundo, o touchscreen deixava de ser uma aplicação de uso restrito aos projetos acadêmicos e ensaiava os primeiros passos no segmento de eletrônicos no varejo. Apesar de não ser compatível com os PC’s da IBM, que criaram os computadores tal e qual os conhecemos hoje, a máquina da HP tinha tela CRT (cathode ray tube) de 9” e não erapropriamente sensível ao toque, mas podia detectar a posição de qualquer objeto não transparente que tocasse a tela através dos emissores e receptores de infravermelho que rodeavam toda a tela.

Atualmente, as telas sensíveis ao toque estão presentes em telefones celulares, câmeras digitais, navegadores GPS, notebooks e muitos outros dispositivos de uso diário e já são capazes de identificar...
tracking img