O filme denominado o super lobista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
(Os judeus alemães buscam a emancipação. Que tipo de emancipação desejam eles? A civil,política.)(Par:1)
(Bruno Bauer responde-lhes: na Alemanha, ninguém é politicamente emancipado. Também nós não somos livres como poderemos libertai-vos? Vós judeus, sois egoístas, se pedirdes para vós, como judeus, uma emancipação especial...) (Par:2)
(... se reconhecem o Estado como legalmente estabelecido,também reconhecem o regime de geral escravidão. Porque seria então penosa a opressão particular, se aceitam a opressão geral? Por que razão deve o alemão estar interessado na libertação do judeu, se o judeu não se interessa pela libertação do alemão?)(Par:3)
(O Estado cristão conhece apenas privilégios. Neste Estado, também o judeu possui o privilégio de ser judeu. Enquanto judeu, tem privilégiosque os cristãos não possuem...)(Par: 4)”
“ Ao querer a emancipação do Estado cristão,está a pedir ao Estado cristão que abandone o seu preconceito religioso.Renunciará ele,judeu,ao seu preconceito religioso?...”(Par:5)
(... enquanto o Estado permanecer cristão e o judeu continuar a ser judeu, são igualmente incapazes,aquele de conferir e este de receber a emancipação.)(Par:6)
(... mas ao judeutambém só é possível adotar uma atitude, isto é, de estrangeiro, em relação ao Estado, já que contrapõe a sua nacionalidade quimérica à nacionalidade concreta, a sua lei ilusória à lei real.Considera como direito próprio separar-se da humanidade ;por uma questão de princípios,não toma parte no movimento histórico e aguarda um futuro que nada tem em comum com o futuro geral dacomunidade...)(Par:8)
(A que título, portanto, desejais vós, judeus, a emancipação? Por causa da vossa religião? Mas ela é o inimigo mortal da religião do Estado. Como cidadão? Mas, na Alemanha, não há cidadãos. Como homens? Mas vós não sois homens, como também não aqueles a quem recorreis.)(Par:9)
(... Bauer formula noutros termos a questão da emancipação judaica. Qual é – pergunta- a natureza do judeu que buscaa emancipação e a do Estado cristão que o emancipará?...((Par:10)
(... A formulação de uma é a sua resolução. A crítica da questão judaica é a resposta à questão judaica...) (Par:11)
( A mais obstinada forma de oposição entre judeu e o cristão é a oposição religiosa...)(Para:12)
(O judeu alemão, em particular, sofre da geral carência de emancipação política e do acentuado cristianismo doEstado. Mas, na acepção de Bauer, a questão judaica tem um significado geral, independente das condições especificamente alemã...)(Par:13)
(... o judeu deve antes retirar-se para trás do cidadão e ser um cidadão,embora seja e deseje permanecer judeu.Por outras palavras, é e permanecer judeu,embora seja um cidadão e viva numa condição humana universal: a sua natureza judaica e restrita acaba portriunfar das suas obrigações humanas e políticas...)(Par:14)
(... o espetáculo de uma vida que é livre,mas que anula a sua liberdade por lei,declarando-a assim como pura aparência, e que, por outro lado,nega pelos seus atos a sua lei livre.)(Par:14)
(Na França, a liberdade universal não é ainda lei, e a questão judaica ainda não está resolvida...)(Par:15)
(o judeu deixaria realmente de ser judeu se,por exemplo,não admitisse,através do seu código religioso,ser impedido do cumprimento dos deveres para com o Estado e para com os cidadãos:se assistisse e participasse, ao sábado,nos assuntos públicos da câmara dos deputados...)(Par:16)
(Bauer, por um lado,deseja que o judeu renuncie ao judaísmo e que o homem em geral abandone a religião, afim de se emancipar como cidadão.Por outro,pensa ---- ecom necessidade lógica ---- que a abolição política da religião constitui a abolição de toda religião...)(Par:17)
(Não basta perguntar: Quem deve emancipar? Quem deve ser emancipado? A crítica teria ainda de fazer uma terceira pergunta: que espécie de emancipação está em jogo? Que condições se fundam na essência da emancipação que se procura?...)(Par:18)
(Bauer pergunta aos judeus: Terei vós,...
tracking img