Super size me

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1143 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O documentário “Super Size Me – A Dieta do Palhaço” aborda a questão da obesidade crescente na sociedade ocidental, principalmente nos EUA, decorrente dentre outros fatores, da influência publicitária na comercialização de alimentos denominados fast food.

O roteiro foi pensado quando o diretor-ator toma ciência do resultado de uma ação de responsabilidade civil movida por duas jovens contra arede de lanchonetes McDonald’s. As postulantes cobravam à condenação e reparação dos danos provocados à sua saúde por terem consumido os alimentos fornecidos pelo McDonald’s. A justiça dos EUA julgou improcedente a ação pela falta de elementos que comprovassem a relação entre o fornecimento dos alimentos e o dano à saúde das pleiteantes.

Para comprovar essa relação, Morgan Spurlock(Diretor-Ator) serviu se de experimento. Assim, durante trinta dias consumiu exclusivamente os produtos contidos no cardápio do McDonald’s, rede escolhida entre as diversas existentes nos EUA. Além disso, deveria aceitar sempre que fosse oferecida, a refeição extragrande (super size).

O McDonald’s tem 30 mil lojas em 100 países de seis continentes. Dá de comer a 46 milhões de pessoas todos os dias. Issoé mais do que toda a população da Espanha. Nos EUA o McDonald’s responde por 43% do mercado de lanches e está em toda a parte, em aeroportos, áreas de descanso, postos de gasolina, estações de metrô, lojas de departamentos, parques de diversões e até em hospitais.

Antes da experiência, Spurlock era um homem muito saudável, com todas as taxas fisiológicas e desempenho físico “fora de série” deacordo com os muitos exames feitos. Era vegetariano assim como sua esposa, sacrificando o seu vegetarianismo para comprovar sua tese.

No documentário, Spurlock apresenta ao público que os culpados pelo problema da obesidade são as indústrias alimentícias de produtos fast food, comprovando que tais empresas do ramo utilizam discursos atrativos para aliciar consumidores, principalmente crianças,além do fato de que a obesidade vai superar o cigarro como maior causa evitável de morte nos EUA.

Um estudo secreto de uma empresa de cigarros teve como título algo como “Gravando a marca na mente para atuação posterior”. As crianças teriam os cigarros de brinquedo e começariam a brincar de fumar entre 4 e 6 anos. Se você perguntasse que maço eles brincavam no passado não saberiam, mas a teoriaé que o ‘brinquedo’ ficaria gravado em suas mentes e quando alcançassem a idade em que estivessem fumando iriam sem perceber escolher um maço que reconhecem do passado relembrando os bons sentimentos de quando eram crianças. Algo muito semelhante ao método usado pelas redes de fast food para conquistar seu público desde a infância.

O diretor ainda cita o lobby dessa indústria não-saudável, aquantidade de propagandas de alimentos ruins comparada às dos saudáveis, a invasão do fast food nas escolas e a omissão de exibir os valores nutricionais do que se serve nas lanchonetes. Também são denunciados os problemas de saúde e socioculturais que a epidemia de obesidade veio acarretando.

A indústria alimentícia é um ramo enorme e importante nos EUA, empregando lobistas bem pagos e caros queestão em Washington com certos objetivos. Primeiro certificar-se de que nenhum órgão do governo mandará consumir menos produtos da empresa e segundo para que o governo não aprove leis desfavoráveis e sim que ocorra o contrário.

Durante o desenvolver do documentário, ele apela também para as escolas, questionando a merenda servida aos alunos. Como exemplo, Spurlock compara duas instituições, umaparticular com pré-adolescentes e outra estatal, especial para jovens problemáticos. Enquanto a escola particular serve uma merenda rica em carboidratos, a outra apresenta um cardápio balanceado, com legumes e verduras. Na comparação de notas, os alunos problemáticos saem na frente.

Os EUA vive em um ambiente de inatividade física e de comida tóxica que quase garante que sua população...
tracking img