O feudalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento
O Feudalismo
FRANCO, Hilário jr. O Feudalismo. Ed. Brasiliense. São Paulo

A GÊNESE



- O processo de gestação do Feudalismo, inicia com a crise romana do século III, passando pela constituição dos reinos germânicos nos séculos V-VI e pelos problemas do Império Carolíngio no século IX, para finalmente se concluir em fins desse século ou inicio do X.

- Sete aspectos desteprocesso:

1) A ruralização da sociedade - A civilização romana, na sua fase inicial, era baseada na agricultura. Mas com o crescimento do numero de escravos, e a concentração de terras nas mãos de poucos indivíduos, o povo ficou sem propriedade e emprego se concentrando na área urbana para ser sustentado pelo estado. Mas com as lutas sociais, a contração do comércio e a pressão dobandidismo e os bárbaros, os ricos se retiram para suas propriedades, para estarem mais seguros, e institui o colonato que proporcionava além da mão de obra rural, proteção e segurança para os trabalhadores. Era a ruralização da sociedade romana.
2) O enrijecimento da hierarquia social – Se estabelece a aristocracia latifundiária nos quadros diretivos do Estado, hereditariamente.
3) A fragmentaçãodo poder central – O poder imperial foi perdendo a ação sobre vastos territórios devido às invasões germânicas que quebravam a unidade política, os latifundiários se tornando auto-suficientes e ganhando atribuições e autorização fiscal do Estado, e os reis estavam se empobrecendo e enfraquecendo remunerando com terras seus servidores.
4) O desenvolvimento da relação de dependência pessoal –Com a fraqueza do Estado e o isolamento dos grupos humanos devido à ruralização, indivíduos buscavam segurança e sustento junto aos poderosos, instituindo posteriormente a vassalagem.
5) A privatização da defesa – Os latifundiários romanos contavam com grupos armados particular para proteger seus domínios dos bandidos, dos bárbaros, vikings, sarracenos e húngaros.
6) A clericalização dasociedade – Com o progresso do cristianismo cresce o numero de clérigos entre a população, tendo eles privilégios especiais e poder político e econômico, monopolizando a comunicação com Deus.
7) As transformações na mentalidade – A religião tomou a mente das pessoas, escravizando com liturgias e colocando a razão como instrumento diabólico.

A ESTRUTURA

- Sociedade agrária que envolviagrande parte da população vivendo em função dela, produzindo tudo que era preciso na vida cotidiana.

- Não era uma sociedade agrária totalmente fechada, havia circuitos comerciais.

- A característica central do feudalismo era o tipo de mão de obra, e o tipo de latifúndio; o senhorio feudal.

- Os feudos eram divididos em três partes: a reserva senhorial (30/40% da área total), os lotes doscamponeses (40/50%), e as terras comunais (20/30%).

- Essa relação feudal, tinha valores religiosos que legitimava a exploração mostrando o senhor não apenas como explorador, mas também como patrono/propiciador, e o colono como fornecedor de alimentos e vestimenta a todos (clero/guerreiros/etc.).

- Os guerreiros eram sustentados por um poderoso senhor que lhes concediam terras com trabalhadoressurgindo assim os cavaleiros.

- Os alódios, pequenos proprietários de terras, e suas famílias, foram aos poucos perdendo suas propriedades por endividamento, doações à igreja ou pressão dos aristocratas.

- Os escravos se fundiram na massa de trabalhadores fazendo parte da época feudal, sendo mais interessante para o senhorio.

- Servos, principal tipo de trabalhadores no feudalismo,tinham dupla origem; os escravos que tinham recebido terras para cultivar (época carolíngia VIII-IX), sendo que pertenciam a um senhor e que podiam ser dados e vendidos; e colonos (homens livres) que foram submetidos ao poder de grandes proprietários rurais e que estavam ligados à terra que não podiam abandonar.

- No século XI surgiram os senhorios banais com poderes políticos para mandar,...
tracking img