O feudalismo- paulo miceli

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MICELI, Paulo. O feudalismo. 24. Ed. São Paulo: Atual. 2009.66pgs

Na obra O feudalismo, no primeiro momento há uma discussão com o autor [Paulo Miceli], uma espécie de entrevista. Depois se segue com cincos capítulos, o primeiro o cenário, seguindo A época; A igreja – um poder absoluto; Afinal, o que é o feudalismo? E no ultimo uma fabula e a moral da história. Além de uma cronologia e areferência bibliográfica. Com 66 paginas, no qual buscar mostrar o feudalismo através de outra percepção.

Paulo Miceli nasceu em São Paulo no dia 24 de Dezembro de 1950, sempre gostou muito de musica e literatura. Formou-se em História na USP, fez mestrado e doutorado na Unicamp, onde leciona desde 1985. Escreveu vários livros dentre eles, Era uma vez em sertãozinho..., certas historias de umahistoria que é do trabalho: pessoas, fatos e feitos.

O autor (Miceli), quando escolhe Idade Media (feudalismo) para fazer essa obra, não queria como objetivo analisar os períodos históricos que se seguem, idade moderna ou contemporânea, mas sim analisar a fundo o Medievalismo, para realizar ele utilizou como fonte alguns autores como: Georges Duby, Alain Guerrau e Jacques Le Goff. Ele faz também umrecorte espacial, se restringindo a Europa Ocidental, segundo ele seria algo necessário, pois não seria possível abarcar a totalidade.

Na primeira parte do livro há uma discussão com o autor, contendo a bibliografia de vida do autor já mencionado anteriormente, onde ele de ele ter escolhido o tema feudalismo.

No primeiro capitulo o Cenário, o autor com o intuito de situar o leitor, descreveo lugar social e geográfico da sua obra, quando ele trata de aspectos geográficos, conta ele que a historia a ser contada passou na Europa precisamente na parte Ocidental, descrevendo a região como grande parte era coberta por florestas, onde existiam uma forte relação desta com os habitantes desse ambiente. Onde ele explica a importância destas florestas na vida dessas pessoas. E as cidades? Notange a extensão territorial e muito pequeno a sua ocupação no território.
O autor especifica as condições climáticas que tinha papel decisivo na vida das pessoas. Evidenciando a fome como principal problema enfrentado por estes indivíduos, e esta muita era conseqüência dessas mudanças de clima, que afetava o rendimento da agricultura, somando se ainda a baixa produção agrícola, a caçairrestrita, catástrofes naturais que acabavam aumenta a fome.
No capitulo a época o autor começa discutindo a alusão de quando as pessoas se reuniram para contar historias, onde menciona as historias de viagens. Relata ainda à agilidade com que as informações chegam às pessoas através dos meios de comunicações, especificamente a televisão. Fala também da viagem ao tempo e menciona a História como meio derealizar isso. Paulo Miceli diz: ”A historia deve deixar de ser uma coisa chata, que procura explicar datas e nomes com palavras incompreensíveis, que nunca usamos na vida diária” (MICELI, Paulo. 2009 p. 10)

No tópico idade media? Uma historia mal contada, autor fala a respeito da idéia ou até mesmo do estereotipo que se criou da Idade Media, quando esta é vista como “idades das trevas”,atraso, escuridão, entre outros termos que usam alguns estudiosos para tentar definir esse período da historia. Não é fácil desfazer essa idéia do pensamento das pessoas. Pode se ate indagar porque ter tido muitas evoluções no sentido de criação de algo inovador? Mas o modo de produzir as coisas era diferente, e perceber que o modo de vida também era diferente. Eles produziam segundo a suanecessidade.
Em relação de quando se tenha iniciado a Idade Media, não existe uma precisão quanto à data, como afirmar o autor: “(...) Um período da historia nunca pode começa num dia exato seja qual for, pois um grande fato, quando acontece, nada mais do que acontecimentos e mudanças que já vinham em andamento” (MICELI, Paulo. 2009 p.12)
Porém é comum começar a contar a historia da Idade Media a partir...
tracking img