Fichamento do livro - o feudalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE- UNESC
CURSO HISTÓRIA, 6 FASE
ACADEMICO: MORGANA MODOLON

FICHAMENTO


OBJETIVO: Aprofundar e discutir um tema referente à disciplina História Medieval I, como forma de subsidiar a formação docente.

REFEREÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

MICELI, Paulo. O feudalismo. 20. Ed. São Paulo: Atua S/A, 1994.


1- INTRODUÇÃO

Paulo Miceli nasceu emSão Paulo no ano de 1950. Sempre gostou muito de musica e literatura, dedicou-se muito pouco aos seus estudos até que conheceu a História e se formou na USP, fez Mestrado e Doutorado na UNICAMP, onde Leciona desde 1985. Escreveu vários livros, como As revoluções burguesas publicado na coleção discutindo a História e O mito do herói nacional.
O autor trata em sua obra, do feudalismo no que se refereapenas à Europa ocidental, ele aborda temas como os povos germânicos e o poder da igreja, além de fazer uma descrição do cenário em que se deu o período medieval.
Com o livro O feudalismo, Miceli tentou trazer a perspectiva de idade media não como mãe da idade moderna ou avó decrépita da idade contemporânea, o que lhe interessou realmente mostrar foi uma Europa feudal com vida própria. Para aelaboração do seu trabalho, Paulo Miceli contou com obras de autores como Georges Duby, Alain Guerreau e em especial Jacques Le Goff.
2- O cenário

O autor tratara especificamente da Europa Ocidental, quando os países como nós conhecemos ainda não existiam. As cidades eram pequenas e dispersas, quase todo o território era dominado por florestas, somando os poucos recursos, as florestastornavam-se importantíssimas em todos os setores da vida humana, da sobrevivência até a arte ou a religião. Isso também mostra a importância do clima durante aquele período, as chuvas e os invernos rigorosos acabavam ocasionando a devastação da produção agrícola e longos períodos de fome intensa.

O território europeu era dominado por florestas. As “cidades”eram como pequenas e raras manchas de óleonas bordas de um imenso oceano vegetal que se estendia até os confins do mundo conhecido. A floresta era tão importante que o contato dos homens com as arvores se refletia em todos os aspectos de sua vida ( MICELI, Paulo. 1994, p. 7)

Não havia como lutar contra a força das variações climáticas, os instrumentos agrícolas eram rudimentares, grande parte de madeira, instrumentos de metal eram raros,devido a dificuldade em sua obtenção, Por isso o poder ligado a terra também estava ligados as pessoas que habitavam as terras e sua capacidade na realização de trabalhos manuais. O consumo de carne também era mínimo, carneiros e vacas eram privilégios dos nobres que tinham o domínio das terras, o resto da população só tinha acesso a carnes de caça, que também eram frutos das florestas. Adependência direta da floresta acabava colocando a população em perigo constante de fome.

A caça restrita, a baixa produção agrícola, o rebanho reduzido , as catástrofes naturais – tudo somado fazia com que a população vivesse sob o risco constante de fome. E atrás da fome vinham as doenças e pestes, assenhoreando-se de corpos desnutridos e submetidos ao trabalho pesado. (MICELI, Paulo. 1994, p. 8)Os poucos relatos sobre esse tipo de acontecimentos durante o período medieval, se deve aos responsáveis por seu relatos, que tratavam tais fatos como a vontade divina e ignoravam a vida das pessoas mais pobres.

De tudo isso restam como provas antigos cemitérios que hoje são escavados para mostrar o espetáculo de aldeias que desapareceram, dos adultos às crianças, oferecendo testemunhode uma época em que a principal questão da vida era lutar contra a natureza e contra aqueles que dela se apoderavam, para tentar garantir a sobrevivência. (MICELI, Paulo. 1994, p. 8)

3- A época

Neste capitulo o autos relata o contexto que se desenrolava no período das invasões bárbaras e queda do Império Romano, trás a igreja como principal fator na reconstrução do Império e da...
tracking img