O ezln

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


O movimento Chiapas é diferente de todos os outros movimentos ocorridos no mundo até hoje, principalmente pelo seu objetivo que antes de mais nada não prega a tomada total do poder, pelo contrario o movimento Chiapas não quer o poder em suas mãos, pois seu maior objetivo é que exista no México uma democracia igualitária a todos, onde os indígenas e os camponeses (Maior parte dapopulação) sejam incluídos e possam ajudar a decidir quem deve governar. Dentro do movimento Chiapas existe também um braço armado o EZLN, este foi responsável pela revolta armada que ocorreu em 1994, contudo o EZLN tem no movimento um outro papel além de ser um braço armado, pois este é um importante interlocutor, desenvolve todo um trabalho de divulgação do movimente, e mostra com isto que amídia quando bem utilizada pode ser muito mais poderosa que armas, e é sobre este importante braço do movimento Chiapas que pretendo discorrer nas próximas paginas, ressaltando sua formação, sua importância dentro do movimento, assim como sua figura mais importante o Sub. Comandante Marcos.























Chiapas é um estado do México grande produtor de café, contudoeste entra em crise entre os anos de 1988 e 1993, a crise na produção de café em Chiapas, se deu por alguns fatores dos quais podemos destacar: O mercado livre que havia sido implantado pelo governo, provocando a queda do preço do café mexicano no mercado internacional. Um outro fator seria a falta de apoio do governo sobretudo aos pequenos produtores de café da região, que eram em sua maioriaindígena. Em janeiro de 1994 surge cerca de 2.000 guerrilheiros, que ocupam a cidade de San Cristobal de Las Casas, que além de capital do estado é a segunda cidade em importância, assim como mais quatro municípios e vários povoados. Surge então para o México e para o mundo o EZLN (Exercito Zapatista de Libertação Nacional), que é então um braço armado do movimento Chiapas pela democracia ejustiça num México que é totalmente racista e desleal para com aqueles que são maioria no país, os índios e camponeses.
Contudo para entender o EZLN é preciso explorar suas origens, quando eclode o conflito armado na região de Chiapas no ano 1994, os guerrilheiros que então organizaram as tomadas, já haviam se preparando a pelo menos dez anos.
Houve em Chiapas no ano de 1968 um grupo de ativista,denominado como movimento dos estudantes, que apesar de seu trágico fim, que ocorre com o massacre na cidade de Tlatelocolco, uma resposta sangrenta do governo do México da época, sob a ditadura do PRI. Tal movimento foi importantíssimo para as bases do movimento de 1994, assim como para a formação do EZLN. Depois do massacre vários de seus integrantes se refugiaram nas florestas, muitos fundaramoutras facções, e desde então vários focos de revoltas assolaram o país por toda a década de 70. Em meados do ano de 1969 surge o FNL (Frente de Libertação Nacional), formada por nove militantes advindos das revoluções que assolavam o país. Esta frente combinava três tipos de luta, a política, a militar e a ideológica, que operavam na clandestinidade. Pretendiam implantar um modelo socialista noMéxico através da derrubada da burguesia, para por fim a exploração imposta sobretudo aos indígenas e camponeses. Em 1993 treze membros da FNL fundam o EZLN, entre eles existiam quatro indígenas. O corpo do EZLN é formado basicamente pelas quatro etnias mais predominantes em Chiapas: tzotziles, tzetales, tojolabales e choles, e nota-se também uma forte participação feminina. Já em janeiro de 1993, éaprovada a decisão de se iniciar a guerra contra o estado. Contudo esta decisão foi repassada e submetida a aprovação das diversas comunidades zapatistas¹ num processo democrático. É preciso ressaltar que o EZLN como foi dito no inicio era o braço armado da revolução, sendo assim o EZLN não era o órgão maximo do movimento Chiapas, pois o mesmo estava submetido ao CCIR ( Comitê Clandestino...
tracking img