O EU DIANTE DA MORTE

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PRINCESA DO OESTE
CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM



AMANDA XIMENES DE SOUSA





O EU DIANTE DA MORTE







CRATEÚS
2013
AMANDA XIMENES DE SOUSA





O EU DIANTE DA MORTE




Projeto apresentado no curso de graduação à Faculdade Princesa do Oeste, no Curso de Bacharelado de Enfermagem, para a conclusão da disciplina deMetodologia da Pesquisa.
Área de Concentração:

Orientação: Prof.Ms: Maria da Conceição





CRATEÚS
2013

SUMÁRIO:


1. INTRODUÇÃO .......................................................................4

1.1.1 OBJETIVOS.......................................................................5
1.1.1 Objetivo Geral.....................................................................51.1.2 Objetivos Específicos .........................................................5
1.2 Problematização.....................................................................6
1.3 Justificativa.............................................................................7

2. REFERENCIAL TEÓRICO ......................................................8
3. MATERIAIS E MÉTODOS......................................................10
3.1 Cronograma ..........................................................................11

4. RESULTADOS ESPERADOS ................................................12

5. PESPECTIVAS .......................................................................13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...........................................141. INTRODUÇÃO

O presente projeto busca a partir de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, mostrar as diversas situações enfrentadas pelo profissional da saúde na assistência ao paciente terminal. Tal estudo faz-se necessário para melhor compreender o comportamento de muitos enfermos e profissionais diante da morte, pelo fato de não haver possibilidade de reabilitação por parte doenfermo, assim como a convivência com os familiares e com a possibilidade que tem o mesmo de ter pouco tempo de vida.

A morte é o fim da vida biológica dos seres vivos, traz consigo muitos receios e temores. Assim doente terminal é aquele que possui uma patologia crônica e que não há possibilidade de cura e há uma expectativa pequena de tempo de vida.
Para o indivíduo aceitar a morte é algoincompreensível, já que para maioria dos pacientes o primeiro sentimento diante do diagnóstico é o de negação, não aceitando assim que irá morrer brevemente. Outra forma de reação é o sentimento de raiva, inveja e ressentimento, não conseguindo assim o doente aceitar que aquela situação esteja ocorrendo com ele.

Logo após estes possíveis sentimentos vem a barganha onde o indivíduo tentar fazer umaespécie de acordo consigo mesmo tentando adiar assim o desfecho inevitável. Quando o paciente enfim nota a situação em que se encontra, vãos embora todos os outros sentimentos dando lugar a um sentimento de grande perda, que poderá até a ocasionar um isolamento ou até mesmo uma depressão.

Mas com ajuda e apoio dos familiares e profissionais da saúde é possível chegar à última fase, a aceitação,nesta fase o sentimento que o doente possui é de que a batalha contra a morte terminou, sendo ela a grande vitoriosa. Consequentemente o doente se desinteressa por tudo, tratamento, rotina do hospital, e a única coisa que o mesmo deseja é a de poder descansar, dormir e ficar em paz. Não é fácil lidar com o paciente terminal, para isso exige do profissional maturidade e que não se tenha medo da morte1.1 Objetivos

1.1.1 Objetivo Geral

Demonstrar o imenso valor que possui os cuidados de enfermagem junto ao paciente terminal, tendo como objetivo proporcionar uma “boa morte” ao paciente e ao estado em que se encontra.


1.1.2 Objetivos Específicos

Realizar pesquisa bibliográfica e de campo sobre a temática proposta.
Conhecer as experiências de profissionais de enfermagem que...
tracking img