gfhsfg

3919 palavras 16 páginas
Bra:„ J. vet. Res. anim. Sci..
São Paulo, v.3l. n. 3/4, j>.I9I-7. 1994.

RAMIFICAÇAO E DISTRIBUIÇÃO DA ARTÉRIA CELÍACA NA CUTIA (Dasyprocta a g u ti)
BRANCHING AND DISTRIBUTION OF THE CO El.lAC ARTERY IN “C U TIAS” IDasyprocta aguti, Rodentia)
Maria Acclina M artins de C A R V A L H O 1; Maria Angélica M IG LIN O 2; Liberato Joào Afonso DIDIO'

RESUMO
Estudamos a ramificação e a distribuição da artcria cclíaca em 19 cutias (Dasyprocta aguti,
Kudentia) adultas (5 machos e 14 fêmeas), procedentes do Estado do Piauí, Brasil. Injetamos látex, do tipo Neoprene 650 corado, na porção abdominal da aorta de cada animal, os quais foram fixados cm solução aquosa dc formol a 10%. Nossos resultados mostraram que a artéria cclíaca termina por trifurcação (73,7% ± 10,1) nas artérias esplênica. gástrica esquerda e hepática ou por bifurcação (26,3% ± 10.1). A artéria esplênica emite vários ramos para o baço’"’ e continua-se como artéria gastroepiplóica esquerda. A artéria hepática dá origem à artéria gástrica direita, gastroepiplóica direita e pancreaticoduodenal cranial. A artéria gástrica esquerda destina-se à pequena curvatura e parte proventricular do estômago.
UNITKRMOS: Cutia: Artérias

INTRODUÇÃO E LITERATURA
Este trabalho tem por finalidade estudar a ramificação e a distribuição da artcria cclíaca na cutia (Dasyprocta aguti). focalizando sua origem da aorta, seus ramos, a disposição destes vasos dirigidos aos órgãos do abdome, suas eventuais anastomoses e o tipo mais freqüente de vascularização.
Por não termos encontrado trabalho sobre o assunto, e por ser a cutia um roedor, resolvemos apresentar a literatura com as publicações referentes a todo o grupo dc Rodentia. Assim, verificamos que LESBRE8 (1923) menciona que os colaterais da aorta se dispõem no coelho, em princípio, como nos carnívoros.
GREENE5 (1955) indica que a artéria celíaca no rato originase na face vcnlral da aorta, ao nível dos pilares diafragmáticos.
Ela forma pequeno tronco,

Relacionados