O estruturalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho sobre:
Livro: Schultz, Duane P.
Schultz, Sydney E.
História da Psicologia Moderna
São Paulo: Cengage Learning, 2011.

O Estruturalismo
p. 105 a 116

Grupo 2: AlineGotardelo da Silva
Ana Carolina Pereira
Edilaine Rocha Fernandes
Emanuelli Santos Silva
Jane Kelly Rosa Lima
Lilian Michela Barbosa
Lorena de Oliveira
Rejane CristinaParreiras Braga
Stela Mans R.A.Lopes


Edward Bradford TITCHENER (1867-1927)

Nasceu na Inglaterra e sua aguçada capacidade intelectual garantiu a obtenção de bolsas em diversasuniversidades. Na Oxford University, foi reconhecido como aluno brilhante em filosofia e pesquisador em fisiologia, ganhando vários prêmios acadêmicos. Neste mesmo período, interessou-se pelo trabalho de WilhelmWundt partindo assim para Leipzig na Alemanha a fim de estudar com ele, obtendo o doutorado em 1892 (SCHULTZ;SCHULTZ, 2011).
Retornou a Oxford com o objetivo de ser o primeiro inglês a propagar anova psicologia experimental de Wundt, mas, foi rejeitado pelo ceticismo de seus colegas. Partiu, então, para os Estados Unidos, a fim de lecionar psicologia na Cornell University e dirigir umlaboratório. (SCHULTZ;SCHULTZ, 2011).
O período entre os anos de 1893 a 1900 foram os anos mais produtivos de Titchener. Como professor era um espetáculo onde os alunos faziam filas para assistir suas aulas.Era tão carismático que eles se prontificavam a serem voluntários para suas experiências, entre elas: engoliam um tubo de borracha que ia até o estômago para que se pudesse estudar a sensibilidade deseus órgãos internos; permaneciam todo o dia assim e se apresentavam no laboratório para que se despejasse água quente pelo tubo e relatavam as sensações; repetiam o processo com água fria.(SCHULTZ;SCHULTZ, 2011).
Pesquisador e escritor, publicou vários artigos e trabalhos. Entre as suas obras mais ricas está o livro Experimental psychology: a manual of laboratory practice mais conhecido...
tracking img