O essencial da didatica e o trabalho do professor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

VERONICA OLIVEIRA SANTOS















o essencial da didática e o trabalho de professor – em busca de novos caminhos
















Àgua Boa/MT
2012



veronica oliveira santos

















o essencial da didática e o trabalho de professor – em busca de novos caminhosTrabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Processo educativo no Contexto Histórico, Psicologia da Educação I , Teoria Geral do Conhecimento, Sociologia da Educação.


Prof. Bernadete Strang,Carlos Eduardo de Souza Gonçalves,Marcia Bastos, Okçana Battini.Água Boa/MT

2012



SUMÁRIO


1-INTRODUÇÃO........................................................................................................04


2- O ESSENCIAL DA DIDÁTICA E O TRABALHO DE PROFESSOR EM BUSCA DE NOVOS CAMINHOS............................................................................................05

3- CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................08

REFERÊNCIAS.........................................................................................................09





1 – INTRODUÇÃO


Este trabalho teve como objetivo articular o que vem a ser a função da escola, a mesma deve ser um espaço de formação e informação, onde a aprendizagem deconteúdos propicie a inserção do aluno no contexto das questões sociais marcantes e em um universo cultural maior,o papel do professor, um educador teve ter clareza de sua missão de educador, de agente facilitador do ensino-aprendizagem e de profissional responsável pelo sucesso de seus alunos fora da escola. E os professores que usam o método tradicionais e o método critico . Frente ásnecessidades educativas presentes, a escola consolida-se cada vez mais como lugar de mediação cultural, visando a assimilação e reconstrução da cultura. O papel do ensino é portanto o papel do professor.






































2- O ESSENCIAL DA DIDÁTICA E O TRABALHO DE PROFESSOR EM BUSCA DE NOVOS CAMINHOS.


Aeducação é,pois a arte que se propõe este objetivo, a conversão da alma, e que procura os meios mais fáceis e mais eficazes de o conseguir , não consiste e dar vista ao órgão da alma,visto que já a tem, mas como esta mal orientado e não olha para onde deveria, ela esforça-se por encaminhá-lo na boa direção (PLATÃO, 1975,p.234).


Um professor por sua vez, deve ter clareza de sua missão deeducador, de agente facilitador do ensino-aprendizagem e de profissional responsável pelo sucesso de seus alunos fora da escola. É claro que o professor, por si só, não é capaz de transformar a realidade que ultrapassa a escola e tem suas origens no econômico e sociopolítico, mas sua competência com profissional da educação é, com certeza, um dos fatores de grande peso quando pensamos na melhoriada qualidade do ensino. Em uma escola que adota como padrão o método tradicional, os professores costumam serem mais experientes.
Os mais tradicionais contentam-se em transmitir a matéria que exista no livro didático.Suas aulas são sempre iguais,o método de ensino é quase o mesmo para todas as matérias, independentemente da idade e das características individuais e sociais dosalunos. Pois na verdade aluno com uma aprendizagem de qualidade é aquele que desenvolve raciocínio próprio, que faz relações entre um conceito e outros, que sabe lidar com conceito, aplicar o conhecimento em situação novas ou diferentes tanto na sala de aula como fora dela, que sabe explicar uma idéia com suas próprias palavras.
Em escolas que adotam o método critico o professores se...
tracking img