Relatorio de inorganica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Experimento (1): Reações dos Metais Alcalinos e Reações dos Hidróxidos de Metais



Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
Campus Bodocongó – CEP: 58109 - 970
Campina Grande – Paraíba (PB)


-------------------------------------------------
Experimento (1): Reações dos Metais Alcalinos e Reações dos Hidróxidos de Metais-------------------------------------------------
Departamento de Química, Universidade Estadual da Paraíba, Campus Bodocongó, 58109-970, Campina Grande-PB
-------------------------------------------------

Resumo: Os elementos do grupo 1 apresentam um elétron de valência no orbital mais externo. Seus átomos são os maiores nos seus respectivos períodos em termos de raio atômico e alguns iônicos, mostrando claramente seuefeito nas propriedades físicas e químicas. Os metais desse grupo são reativos demais para serem encontrados na natureza, sendo necessário o isolamento desses metais que requer a redução M+ + ℮- → M0, mas eles são redutores muito fortes. O sódio, por exemplo, é obtido a partir da eletrólise do NaCl líquido. Os compostos alcalinos são predominantemente iônicos.
Palavras Chave: metais alcalinos;reativos; sódio.
Introdução
Os metais alcalinos são os elementos do Grupo 1 e ilustram, de modo mais claro que qualquer outro grupo de elementos, o efeito do tamanho dos átomos ou íons sobre as propriedades físicas e químicas. As propriedades físicas e químicas desses elementos estão intimamente relacionadas com sua estrutura eletrônica e seu tamanho. Todos esses elementos são excelentescondutores de eletricidade, moles e altamente reativos. Os hidróxidos e óxidos são bases muito fortes e os oxo-sais são muito estáveis. Os metais desse grupo são reativos demais para serem encontrados livres na natureza. Todavia, seus compostos estão entre os mais estáveis ao calor, de modo que sua decomposição térmica é praticamente impossível. Como estes metais se situam no topo da série eletroquímicaeles reagem com a água. Os metais alcalinos podem ser obtidos por eletrólise de um sal fundido, geralmente dos haletos fundidos. Geralmente, impurezas são adicionadas para abaixar o ponto de fusão. O hidróxido de sódio (NaOH) é uma das bases mais fortes conhecidas em solução aquosa. Os hidróxidos de Na, K, Rb e Cs são muito solúveis em água, mas o LiOH é bem menos solúvel. Uma de suas obtenções éatravés da reação de um metal com água. Desta forma o presente relatório tem por finalidade denotar sucintamente o processo de obtenção de uma solução alcalina utilizando o sódio (Na) metálico.
Procedimento Experimental
O experimento foi dividido em duas partes:
Parte I: Em um béquer de 50 mL contendo água destilada, foi adicionado 3 gotas de fenolftaleína e em seguida foi adicionado um pequenofragmento de sódio metálico.
Em um béquer de 250 mL, colocou-se água destilada até a metade de sua capacidade. Em seguida, encheu-se um tubo de ensaio e em seguida adicionou-se um pequeno pedaço de sódio e rapidamente inverteu-se dentro do béquer.
Em um béquer de 50 mL, foi adicionado 10 mL de álcool etílico e em seguida foi adicionado um pequeno fragmento de sódio metálico.
Parte II: Emquatro tubos de ensaio, foi adicionado 5 mL em cada um das soluções de MgCl2-1M, CaCl2-M, CoCl2-M, CuCl2-M, respectivamente. Em seguida, adicionou-se 2 mL de solução de NaOH-2M em cada tubo de ensaio, observando-se a reação.

Resultados e Discussões
A reação do sódio metálico com água foi muito violenta devido à elevada reatividade do sódio, onde houve um aumento da temperatura, formação dehidróxido de sódio NaOH dissolvido na água e liberação de gás hidrogênio H2, conforme a reação 1.
2Na(s) + 2H2O(l) → 2NaOH(aq) + H2(g) + ∆(calor) (1)
O tubo de ensaio, quando ocorre a reação entre o sódio e a água, e rapidamente esse tubo de ensaio é invertido dentro do béquer, por conta da reação ser tão violenta, a liberação que ocorre do gás hidrogênio provoca um...
tracking img