O essencial da didatica e o trabalho de professor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O objetivo da escola é fazer com que o aluno desenvolva a sua capacidade mental através da assimilação consciente e ativa dos conteúdos. A sala de aula deve ser o lugar onde o aluno com a ajudaindispensável do professor aprenda a compartilhar seus pensamentos com os demais colegas.
O papel do professor na sala de aula é fazer com que o aluno desenvolva suas habilidades de observar as relaçõesentre um conhecimento e outro, adquirir métodos de raciocínios próprios fazendo comparações entre fatos e acontecimentos e formar idéias para lhe dar com eles no dia-a-dia fazendo assim com que osalunos possam aplicá-las em situações da vida prática deixando assim de ser um professor mecânico (onde passa a matéria, dar exercícios e depois cobra o conteúdo na prova) e passando a ser o professorprogressista(faz com que o aluno use mais o diálogo).
O papel do ensino, e, portanto, do professor é mediar à relação de conhecimento que o aluno trava com os objetos de conhecimento e consigo mesmo,para a construção de sua aprendizagem.
É certo que a maioria dos professores tem como principal objetivo conseguir que seus alunos aprendam da melhor forma possível. Por mais limitações que o professorpossa ter (falta de tempo para preparar aulas) quando entra na sua classe, ele tem consciência de sua responsabilidade em proporcionar aos alunos um bom ensino.
Há diversos tipos de professores noensino fundamental. Os mais tradicionais contentam-se em transmitir a matéria que está no livro didático. Suas aulas são sempre igual independente da idade e das características individuais do aluno.Pode até ser que essas práticas de passar a matéria, dar exercícios e depois cobrar o conteúdo na prova dêem alguns bons resultados. O mais comum, no entanto, é memorizar o que o professor faladecorar a matéria e mecanizar fórmulas, definições. Essa aprendizagem pode ser chamada de mecânica, não é duradoura. O aluno com uma aprendizagem de qualidade é aquele que desenvolve raciocínio próprio,...
tracking img