O ensino religioso nas escolas de ensino fundamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE PEDAGOGIA

O ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL

Luciana Lobato Santos

Rio de Janeiro, jun. de 2008.

LUCIANA LOBATO SANTOS Aluna do Curso de Pedagogia da UCB

O ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho monográfico de conclusão do Curso de Pedagogia (TCC), apresentado À UCB comorequisito parcial para a obtenção do título de Licenciado em Pedagogia.

Rio de Janeiro, jun. de 2008.

A Monografia O ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL

Elaborado por Luciana Lobato Santos Aluna do Curso de Pedagogia

Foi analisada e aprovada com Grau:......................................

Rio de janeiro, ______de_____________ de ________.___________________________________ Professora Orientadora ____________________________________ Coordenador do Curso

Rio de Janeiro, jun.2008

Dedicatória À minha filha Ana Paula, aos meus pais Paulo e Rail e aos meus irmãos Marcelo e Aline, pelo amor, pela compreensão e incentivo.

Agradecimentos Ao Deus Pai, Filho e Espírito Santo. A todos que me acompanharam nesta jornada e torceram pelo meu sucesso. Aos meusmestres e colegas de curso. E a minha amiga e mestra Maria de Fátima Aucar Soler, pelos preciosos momentos de sábia orientação, que me auxiliaram para que este caminho fosse completado.

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.” (NelsonMandela)

Resumo A escola, como instituição educacional, não pode prescindir do seu papel de proporcionar a cada ser humano os meios propícios ao desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades. Em toda e qualquer reflexão sobre a pessoa humana, não podemos perder de vista a sua dimensão religiosa individual, que nasce do eu mais profundo.. O Ensino Religioso na escola faz parte dahistória do Brasil e vem sendo sistematizado na medida em que toma forma nas escolas de Ensino Fundamental, após a legislação que o regulamenta onde propõe que:
(...) O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão, constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurando o respeito à diversidade cultural religioso doBrasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo (...) (Lei n.9.475, de 22 de julho de 1997, art. 33)

Neste contexto, o Ensino Religioso passa a ser muito mais que educação da religiosidade, e deve ser vista como parte da educação do cidadão, uma vez que a dimensão religiosa está presente no indivíduo e na sociedade. O Ensino Religioso escolar passa a assumir o seu papel na busca por um meiode aprofundarmos a dimensão religiosa e transcendental do ser humano e uma forma de contribuirmos para uma maior compreensão da diversidade cultural favorecendo o exercício do diálogo e da aceitação. A principal tarefa dos agentes educacionais do Ensino Religioso passa a ser a de educar para o respeito, a liberdade e a convivência solidária. Educar pelos conteúdos, métodos e linguagens, mas,sobretudo pela coerente vivência desses valores. Nesta perspectiva, buscará o profundo respeito à fé dos alunos, seja ela qual for, mas como reunir tantas concepções religiosas com propostas tão variadas, mas sempre com desejo de crescimento, em torno de um projeto de educação integral que leve em conta a dimensão religiosa da pessoa e da sociedade, mas que não se caracterize como proselitismo? A novaproposta para o Ensino Religioso escolar oportuniza um espaço público de diálogo inter-religioso para todas as expressões religiosas e para o aprofundamento de experiências ecumênicas.

SUMÁRIO Página 1.0. O Problema ...................................................................................... 1.1. Apresentação do Problema 1.2. Objetivo Geral 1.2.1. Objetivo Específico 1.3. Hipótese...
tracking img