O ensino da teoria musical via web: o uso de ferramentas gratuitas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES
CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA

Leonardo da Matta Monteiro Costa

O ENSINO DA TEORIA MUSICAL VIA WEB: O USO DE FERRAMENTAS GRATUITAS

Maceió
2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES
CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA

O ENSINO DA TEORIA MUSICAL VIA WEB:O USO DE FERRAMENTAS GRATUITAS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Música, Universidade Federal de Alagoas, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado em Música.

ORIENTADOR:
Prof. Dr. Milson Casado Fireman

Maceió
2012

Dedico ao meu pai (in memoriam), pelo carinho e ensinamento a mim transmitidos durante todo o tempo quepassamos juntos. À minha mãe, meus irmãos, familiares, amigos e namorada, com amor, admiração e gratidão por sua compreensão, carinho, presença e incansável apoio ao longo do período de elaboração deste trabalho.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus, por me privilegiar com a oportunidade de relacionar e trocar experiências com todas essas pessoas aqui mencionadas.

Ao meu pai Ricardo (in memoriam),minha mãe Núbia, irmãos, familiares, amigos e namorada, que com muito carinho, incentivo e apoio não mediram esforços para que eu chegasse até esta etapa de minha vida.

Ao Prof. Dr. Milson Fireman, docente do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Alagoas, pela orientação, atenção e apoio durante o processo de definição e realização que tornaram possível a conclusão destetrabalho.

Por fim, agradeço aos amigos e colegas da turma de Licenciatura em Música, pelo companheirismo e incentivo nos momentos difíceis da caminhada.

Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, elamesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes.
Rubem Alves
RESUMO

O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa teórica e prática sobre o ensino da Teoria Musical utilizando recursosbásicos da web, sob a perspectiva de utilizar apenas ferramentas gratuitas. Fundamentada na literatura, tece considerações acerca da eficiência da Educação Musical aplicada no ensino à distância, bem como da eficiência dos softwares livres nessa mesma problemática. A parte prática, pré-requisito para a realização desta monografia, foi efetivada através da elaboração de um curso de teoria musicalpara alunos iniciantes. Ministrado inteiramente via web, o curso conta com a aplicação de exercícios em formulários, possibilitando assim uma análise dos resultados obtidos.

Palavras-chave: Teoria Musical. Ferramentas Gratuitas. Ensino à Distância.

ABSTRACT

The current work is a theoretical and practical research about the instruction of music theory using basic web resources,focusing only on the utilization of free tools. Having its basis in the proper literature, it makes considerations about the efficiency of musical education applied in the distance learning, as well as the efficiency of the free software on the same problematic. The practical part, pre-requisite for the realization of this monograph, was effected through the elaboration of a music theory course forbeginner students. Ministered entirely on the web, the course counts with the application of exercises on forms, enabling this way an analysis of the obtained results.

Keywords: Music Theory. Free Tools. Distance Learning.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ................................................................................................ 8 | |
| |
2 REVISÃO TEÓRICA...
tracking img