Pesquisa ppp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual de Goiás
Anápolis, 01 de novembro de 2012
Curso: Letras- 2° ano
Professora: Emile
Aluna: Júlia Sahium Borges
Matéria: Literatura PortuguesaLuís Vaz de Camões - Os Lusíadas

Luís Vaz de Camões é um poeta português que escreveu sua maior e mais conhecida obra “Os Lusíadas” que tem como tema principal a história da viagemde Vasco da Gama para as Índias.
A data e o local de seu nascimento não são certos, acredita-se que ele nasceu entre 1524 e 1525 em Lisboa ou em Coimbra. Sua família não era nobre, mas por serfidalgo vivia em palácios da corte. Tinha fama de malandro e brigão, por arrumar muitas confusões, com isso, ganhou o apelido de “trincas fortes. Camões trabalhou para o Governo, foi soldado doexercito e em uma de suas batalhas no Marrocos, perdeu um olho, tornando-se assim “caolho”.

Luís de Camões é considerado o poeta português mais completo de sua época, não somente por ter feitouso de quase todos os gêneros poéticos tradicionais, mas também pela amplitude dos temas de que tratou e pelo excepcional domínio da língua. Ele conseguiu passar através da língua portuguesasentimentos, sensações, ideias e fatos, de tal modo que nenhum poeta da época conseguiu fazer.

Em suas obras estavam presentes o humanismo e a expansão ultramarina, isto é, os dois elementos quecaracterizaram o Renascimento português. Além disso, ele transita por uma estética linear; começa no trovadorismo, passa pelo clássico e encerra no renascimento.

Os Lusíadas, como ditoanteriormente, foi uma das maiores obras escrita por Camões, é considerada a epopeia portuguesa por excelência. Foi publicada pela primeira vez em 1572 no período classicismo e é composta de 10 cantos,com estrofes oitavas decassílabas. A obra gira entorno da descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, e as descrições de episódios da história de Portugal, glorificando o povo...
tracking img