Beatles e psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2679 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O nosso trabalho diz respeito a uma banda britanica formada na cidade de Liverpool (Inglaterra), em 1956. Faziam parte deste grupo os seguintes músicos: John Lennon (vocalista, guitarrista e compositor), George Harrison (guitarrista e vocalista), Paul Mc Cartney (baixista, compositor e vocal) e Ringo Star (baterista). O nome inicial da banda era Silver Beetles, fazendo uma referenciaa besouros. Porem, por sugestão de John Lennon, a banda passou a se chamar The Beatles, pois a palavra inglesa “beat” significa rítmo ou batida.

Objectivos
O objectivo desse trabalho é mostrar detalhes sobre o historial da banda Britanica The Beatles, relacionando com um pouco da infancia de cada um, prolongando para as sua juventude e do tipo de personalidade, ainda as suas principais obrase até onde essas musicas ajudavam no ponto de vista psicologico na reflexão das pessoas, um dos pontos mais importantes é o seu legado e que importancia tem para nós hoje em dia.
E quais os seus reais contributos para cada um de nós como estudante de Psicologia isso veremos agora com o trabalho!

Marco Historico e Social
Nos pretende-mos mostrar nas páginas seguintes que existia umainfluência da banda na sociedade.Perceber as influências históricas/conjunturais na carreira dos Beatles é historicizar os campos que os projectaram como banda, e, mais ainda, como um dos conjuntos mais importantes da cultura pop de todos os tempos. Se por um lado temos os talentos individuais, de outro encontramos as forças sociais que os modelaram. Se podemos atribuir a criação de Help! e YellowSubmarine, não podemos nos esquecer do contexto político, econômico, social e cultural do final da década de 50 e de toda a década de 60 como influência.
Um recorte é necessário, até mesmo porque nem todos os acontecimentos históricos da época são aparentes o suficiente para se tecer uma análise. De todo jeito, recortar é focar a atenção em temas que são mais relevantes e mais interessantes para a nossavisão de século XXI, além de evitar um trabalho demasiadamente extenso e superficial. Portanto, os temas históricos aqui sugeridos são: a ascensão econômica dos Estados Unidos no pós-II Grande Guerra, a Pop Art e a Guerra do Vietnã.

Vimos, a partir destas três fatos históricos/sociais, que os Beatles não estavam isentos das forças conjunturais. Seja na formação da banda, na estética de um discoou na letra de uma canção, percebemos influências da História na história dos Fab Four. Pois ao mesmo tempo em que um episódio pode influenciar toda sua geração, ele não é livre das influências que marcam a sua época. Ou seja, ele influencia e é influenciado concomitantemente. É ativo e passivo simultaneamente.
Porém, deixamos claro que estes acontecimentos históricos são insuficientes paraexplicar o fenômeno Beatles. Primeiramente, porque eles não foram os únicos; alguns outros poderiam ter sido salientados. Depois, conforme dito outrora, ela a banda é composta por duas forças. E esta outra força o talento é tão valiosa quanto o zeigeist dos anos 60. Por mais que esteja também inserida nas barreiras sociais, sendo limitada pelas mesmas, não se pode negar a sua peculiaridade no caso dosBeatles. Tanto o é que nenhuma outra banda conseguiu alcançar o seu patamar. Até agora.

Infancia e Adoslecencia
George Harrison nasceu em Liverpool, na Inglaterra, em 24 de fevereiro de 1943, o último de quatro filhos de Harold Hargreaves Harrison e sua esposa Louise, nascida Louise French.
Tinha uma irmã, Louise (o mesmo nome de sua mãe), nascida a 19 de agosto de 1931, e dois irmãos,Harry, nascido a 1934, e Peter, nascido a 1940. Sua mãe, Louise, trabalhava em uma loja de Liverpool e Harold, seu pai, era um motorista de ônibus que, anteriormente, havia trabalhado como dispensário de barcos na White Star Line. Sua família era católica. Possuía raízes irlandesas, uma vez seu avô materno, John French, nascera no Condado de Wexford, na Irlanda, imigrando para Liverpool, onde se...
tracking img