O ensino da matematica nas series iniciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1971 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ensino da matemática nas séries iniciais do ensino fundamental
Ualiton Ferreira de Sousa

RESUMO
Muito se têm discutido a cerca de como deve acontecer o ensino da matemática nas séries iniciais, pois é importante que os alunos terminem o primeiro ciclo com um pensamento matemático organizado. Fazendo umarelação entre o que se aprende na escola com o seu dia-a-dia. É notório que hoje só é possível ter uma educação de qualidade se nossos alunos forem levados a refletir sobre situações que ocorrem no cotidiano. Lembrando que a criança ao iniciar sua vida escolar já traz com ela alguns conhecimentos matemáticos intuitivos.

INTRODUÇÃO
No Brasil e em vários países avaliações periódicas demonstramque a aprendizagem de matemática pelas crianças deixa a desejar. No Brasil, as últimas avaliações apontam que os alunos terminam o 5º ano (antiga quarta série) do ensino fundamental com raro conhecimento na área. Existem muitas críticas acerca dos resultados negativos do ensino da matemática nas series iniciais, infelizmente o ensino da matemática em muitas escolas e ate mesmo por muitosprofessores é simplesmente ensinar matemática por ensinar ou pra cumprir a grade escolar, não se preocupam em passar a matemática de forma significativa.
Aprender matemática é considerado uma tarefa árdua e muito difícil para a maioria das crianças e adolescentes, a própria sociedade tais como pais de alunos cobram uma mudança no ensino, e os professores são considerados a peça fundamental para que essamudança ocorra.
O conhecimento matemático tem que ser construído pelo aluno por meio de atividades que lhe despertem o interesse em aprender, é importante que esse ensino esteja ligado com a parte lúdica, pois nessa faixa etária é necessário a aliar esses conceitos a brincadeiras e jogos.
Os professores tem que ter em mente que eles tem o papel de formar cidadãos, e nas series iniciais essaresponsabilidade é ainda maior, preparando as crianças para se tornarem cidadãos críticos, positivos e participativos, levando em conta que essa formação começa, também, nas aulas de matemática.
É com a preocupação de formar cidadãos e de ensinar matemática de forma significativa nas series iniciais que esse trabalho trás características e particularidades metodológicas referentes aos anosiniciais do ensino fundamental, abordando também temas como objetivos do ensino da matemática nas series iniciais, o lúdico e os jogos no ensino da matemática, a avaliação da aprendizagem, a criança e a ideia de número e daremos um enfoque na geometria.

SOBRE A CRIANÇA QUE INGRESSA NO ENSINO FUNDAMENTAL
A decisão de incluir crianças de 6 anos de idade no sistema de ensino, vem do fato de que amaioria das crianças nessa faixa etária, já se encontra incorporada no sistema de ensino. Há ainda estudos que comprovam um melhor desenvolvimento cognitivo das crianças que entram na escola antes do 7 anos de idade.
[...] quando as crianças ingressam na instituição escolar antes dos sete anos de idade, apresentam em sua maioria, resultados superiores em relação aquelas que ingressam somente aos seteanos.
Quando uma criança de seis ou sete anos inicia o ensino fundamental, a criança encontra-se em fase de transição, nesse momento e necessário estabelecer horários para brincadeiras e tempo adequado para possibilidades de concentração e atenção nos estudos. Nessa etapa de ingresso no ensino fundamental e necessário reconhecer nas crianças as necessidades características para sua idade, assimcomo observar também suas potencialidades.

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Todo professor deve conhecer com profundidade e ter total domínio dos conteúdos a serem ensinados, deve também fazer escolhas metodológicas de avaliação e materiais adequados para ensinar determinados conteúdos, e assim como qualquer outra disciplina é necessário que o professor tenha certo conhecimento da didática da...
tracking img