Os jogos e a ludicidade no ensino da matematica nas series iniciais do ensino fundamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OS JOGOS E A LUDICIDADE NO ENSINO DA MATEMATICA NAS SERIE INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

1- INTRODUÇÃO

O presente estudo tem por objetivo mostrar como está a realidade do ensino da matemática na escola pública.
Saber o porque esta disciplina vem atemorizando a maioria de nossos estudantes, o que poderá ser feito para melhorar o relacionamento do aluno com esta disciplina.
Nestecontexto, para facilitar o aprendizado o professor deve tomar um rumo mais lúdico no ensino da matemática, visto que tal método faz a diferença significativa pelo gosto em aprender brincando, vendo a aplicação prática do que aprende, do que simplesmente aprender por aprender, ou até mesmo decorar coisas que não são relevantes.
Com a ludicidade a criança aprende com maior facilidade, a tomargosto pelo que aprende, aprendendo sem perceber conteúdos significativo para a sua vida.
O interesse pelo estudo do brinquedo também é muito antigo e isso talvez decorra do fato de que o brinquedo e o jogo façam parte intrinsecamente da vida infantil e juvenil. Entender seu significado é um caminho muito útil, senão mesmo necessário, para conhecer a própria criança e seu processo dedesenvolvimento. O brinquedo foi objeto de consideração de filósofos, psicólogos, psicanalistas, teólogos, antropólogos, médicos, terapeutas, educadores e pais, portanto, nos mais diversos campos das ciências e das práticas sociais.
Seguindo tal raciocínio, para se ter êxito no ensino da matemática os professores devem optar por ensinar por meio de brincadeiras, assim os alunos não vão mais ter “aversão” adisciplina de matemática.
Pois de acordo com uma citação de Ubiratan D’Ambrósio, sobre o ensino da matemática:
“.... se ela continuar a ser ensinada da maneira como vem sendo, isto é, obsoleta, inútil e desinteressante, ela corre o risco de sair dos sistemas escolares.”

O maior desafio atualmente do professor é não deixar que a matemática continue sendo vista como inútil, por não sesaber o porque de se aprender.



2- ATUAL ENSINO DA MATEMATICA

2.1. A gestão da educação e o ensino da matemática
O problema que o gestor enfrenta no que tange o ensino da matemática está na insatisfação dos que ensinam e dos que aprendem, pois o professor relaciona esta área do conhecimento importante por diversos motivos (resolução de problemas cotidianos, construção de conhecimentosem outras áreas) se sentindo insatisfeito pelo desinteresse dos alunos, que se desinteressam por não aprenderem, o desafio do gestor é modificar esta situação.
Há algo errado com o ensino de Matemática: os adultos a temem e odeiam, enquanto as crianças não querem aprendê-la ou não a aprendem. Os problemas matemáticos são difíceis de resolver, os menores cálculos já assustam, a tabuada é difícilde decorar. Do ponto de vista dos alunos, o ensino e a aprendizagem não são atividades envolventes. É comum encontrar alunos dizendo “eu não sou bom em Matemática”, “Matemática é uma matéria difícil”, e verificar a constante dificuldade e o conseqüente fracasso quando é proposta a resolução de problemas nas aulas de Matemática.
Por que a Escola e a Matemática se tornaram tão desinteressantes?Boa parte dos alunos nem sequer tenta uma resolução própria ficando simplesmente na espera da solução correta, apresentada pelo professor. Assim fica um círculo vicioso, onde o aluno não gosta porque não aprende e não aprende porque não gosta, e o professor se reduz à mera repetição de questões-padrões, com repetidos treinos que depois serão cobrados como conhecimento adquirido na avaliação escrita.A utilização de atividades lúdicas no ensino, em particular no de Matemática, deve sempre priorizar o caráter educativo. Por este motivo é fundamental que o professor conheça sua possibilidade de uso diante dos conceitos e conteúdos que pretende trabalhar. Um aspecto relevante nos jogos é o desafio genuíno que eles provocam no aluno, que gera interesse e prazer. Por isso, é importante que os...
tracking img