O ensino da lingua materna na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO INTEGRADO DE TECNOLOGIA E PESQUISA - CINTEP FACULDADE NOSSA SENHORA DE LOURDES

DINALRA DE FÁTIMA DA SILVA

O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA NA ESCOLA

PEDRAS DE FOGO – PB 2011

DINALRA DE FÁTIMA DA SILVA

O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA NA ESCOLA

PEDRAS DE FOGO – PB. 2011

DINALRA DE FÁTIMA DA SILVA

O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA NA ESCOLA

Monografia apresentada ao CentroIntegrado de Tecnologia e Pesquisa – CINTEP e à Faculdade Nossa Senhora de Lourdes, em cumprimento às exigências para a obtenção do título de Especialista em Língua, Linguagem e Literatura sob a orientação do Prof. Ms. Carlos Ovídio Lopes de Mendonça Netto.

PEDRAS DE FOGO – PB. 2011

DINALRA DE FÁTIMA DA SILVA

O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA NA ESCOLA

Monografia apresentada ao Centro Integrado deTecnologia e Pesquisa – CINTEP, em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Pós–Graduação em Língua, Linguagem e Literatura.

Aprovada em:________/_____________________/___________

Banca examinadora

_________________________________________________
Orientador(a) Prof. Ms. Carlos Ovídio Lopes de Mendonça Netto

______________________________________________________________Examinador I

______________________________________________________________ Examinador II

PEDRAS DE FOGO 2011

A Deus por ter me iluminado Neste percurso, aos meus pais, que muito participaram da minha formação; Ao meu cônjuge, familiares e amigos, enfim a todos que contribuíram direto ou indiretamente nessa realização.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus pelas ideias que se tornaram luzesna escuridão. Aos meus pais, que deram a base para aqui chegar e apoio em todos os momentos. Aos colegas pela convivência harmoniosa e pela amizade durante esta jornada. Ao professor Ricardo Fabião por incentivar às pesquisas e alargarem os horizontes para a construção do saber, sempre orientando este trabalho com sapiência e serenidade.

O Processo libertado não é só um crescimentoprofissional. È uma transformação ao mesmo tempo social e de si mesmo, um momento no qual aprender e mudar a sociedade caminham juntos. (Ira Shor, 1996)

SILVA, Dinalra de Fátima. O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA NA ESCOLA. Monografia apresentada ao Centro de Tecnologia e Pesquisa e Faculdade Nossa Senhora de Lourdes. Programa de Pós-Graduação. Pedras de Fogo, 2011, 42 p.

RESUMO
O presente texto visacontribuir para o trabalho dos professores e conduzi-los a refletir sobre a prática do ensino da língua materna nas salas de aula. O mesmo também discorre sobre a importância do ensino através de gêneros textuais e suas implicações em relação ao processo de ensino aprendizagem. A linguística teve um desenvolvimento extraordinário nas últimas décadas, que não foi acompanhado pela grande maioria dosprofessores de língua portuguesa de nossas escolas de formação, vivendo as margens e sequelas de professores passados. Na verdade, a evolução rápida e profunda porque passou à linguística, deixou muitos professores perplexos, não só diante do trabalho que vinham desenvolvendo ao longo dos muitos anos no próprio magistério, como também pelo fato de verem seus grandes mestres criticados, ou mesmocontestados, em questões fundamentais. Alguns professores foram ao encontro das novas ideias da linguística, e na medida, tentaram melhorar profissionalmente suas atividades docentes. È evidente que o papel da escola é de ensinar a língua padrão, porém de forma que crie condições para que o indivíduo seja exposto a essa modalidade da língua.

Palavras-chave: Língua Materna. Linguística. Língua Padrão. SILVA, Dinalra de Fátima. TEACHING OF THE MOTHER TONGUE IN SCHOOL. Monograph submitted to the Centro de Tecnologia e Pesquisa and Faculdade Nossa Senhora de Lourdes. - Graduate Program Pedras de Fogo, 2011.42 p.

ABSTRACT

This paper aims to contribute to the work of teachers and lead them to reflect on the practice of mother tongue teaching in the classroom. This also discusses the...
tracking img