O engenheiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Profissional de Engenharia de Produção.

Caracteristicamente a Engenharia de Produção é focada na gestão de processos. Ao contrário das outras engenharias (Mecânica,Química, Elétrica, etc) que são mais técnicas, específicas, a engenharia de produção tende a ser mais generalista. O profissional formado em Engenharia de Produção deve ter umavisão sistêmica da organização, do negócio, capaz de identificar o início, meio e fim de cada processo que compõe a organização. É o que chamamos de visão "do todo".
Praticamente emtoda a organização o uso da engenharia de produção é factível, entre elas: rede de hotéis, restaurantes, supermercados, empresas de transportes de cargas e passageiros, indústrias,agropecuária, etc
Ciências  relacionadas à Gestão de pessoas, liderança, marketing, vendas, logística, qualidade, segurança e meio ambiente, sustentabilidade social, etc. Entretanto, existem empresas de prestações de serviços que já contemplam profissionais dessa formação em seus quadros de funcionários. Mas a área de serviços mostra grandepotencial de contratações.
Atualmente o aspecto econômico e financeiro é, sem dúvida, agente balizador nos processos decisórios, seja qual for a formação do gestor.Entretanto, o Eng. De Produção busca também conciliar custos com qualidade, prazos de entrega e pessoas. Esses são uma constante no dia a dia do engenheiro.
A excelência dos processos estádiretamente ligada à forma como os processos são desenvolvidos e como interagem com o ser humano. A preocupação com doenças ocupacionais, ergonomia, qualidade de vida vem sendoamplamente discutida pelas organizações. A Eng. De Produção deve assumir a posição de agente multiplicador dessas práticas e, ainda, como agente impulsionador de novas políticas.
tracking img